PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de agosto de 2003

IGREJA, COMUNHÃO DIVINO-HUMANA!

ANO LXI - Domingo, 24 de agosto de 2003 - No 3017

Agosto, mês de Missões.

IGREJA, COMUNHÃO DIVINO-HUMANA!

A Igreja é, primariamente, uma realidade vertical: relação com Deus! Todo o drama da Redenção já descrito está pressuposto. A questão toda é que ninguém é salvo sozinho. Há uma dimensão comunitária da fé. Quando conhecemos o Evangelho e o aceitamos, só pode ser por intermédio dos outros, em comunhão com outros, para transmitir a outros. A própria Escritura foi elaborada através da Igreja, por ela preservada e disseminada. Quem tem a Bíblia está sendo alcançado pela obra missionária da Igreja.

Não há possibilidade do exercício da fé do modo puramente individual. É certo que o membro da Igreja é pessoal e importa tenha tido a experiência da conversão. Não há dúvida, Igreja não existe sem pessoas que tenham a comunhão com Deus e o cultivo dessa comunhão. Mas elas nunca estão sós. Associam-se para os propósitos espirituais. Isto, de certo modo, é imposição da própria natureza humana. Desde o início Deus fez o homem para a vida social. Em Gênesis, cap. 2, quando se fala da criação da mulher, a razão dada por Deus não foi outra: o homem não deve estar só. Isolado, o homem é abstração.

Não só pela diferenciação biológica somos nós dependentes uns dos outros. Também do ponto de vista psicológico. Isolamento, quando extremo, provoca loucura. O ser humano no isolamento se torna sub-humano.

Feito para ter comunhão com Deus, o ser humano, como sabemos, preferiu voltar-lhe as costas. Cumprisse seu destino e teria sido feliz, pois que o amor de Deus fundamenta toda sociabilidade legítima, visto que desinteressada. Mas o egoísmo é fatal. O egoísta encontra outros egoístas. Daí as discussões e guerras que mancham toda a história dos homens.

No meio desse cenário instituiu Deus a Igreja. Igreja que é sociabilidade sui-generis: a "comunidade dos santos"! A comunidade, nesse caso, é expressão de sociabilidade cuja razão está em Deus. Não se trata de mera simpatia natural que esteja a unir os membros da Igreja. Não. É pelo que Cristo fez por nós, é pelo que o Espírito Santo faz em nós, que estamos sendo chamados a viver juntos. Uma comunhão de fé e serviço, com humildade e propósito.

A Igreja é, pois, neste mundo de paixões e desavenças, o corpo que tem Cristo por cabeça e que visa a plenitude da comunhão e da realização da vontade de Deus.

Texto do Rv. Júlio Andrade Ferreira, de saudosa memória.

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.