PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de março de 2003

MISERICÓRDIA, SENHOR, MISERICÓRDIA

ANO LX - Domingo, 30 de março de 2003 - No 2996

MISERICÓRDIA, SENHOR, MISERICÓRDIA.

O mundo se divide mais uma vez por causa de uma guerra. Com aval ou sem aval da ONU tropas americanas e inglesas invadiram o Iraque. Fala-se em objetivos humanitários, de libertação do povo iraquiano do regime ditatorial de Saddam Hussein. O regime de Fidel Castro é mais antigo, mas Cuba não tem petróleo. E o regime de Kim Jong-il na Coréia do Norte, será o próximo? Deixemos os méritos (ou deméritos) e as extrapolações da questão com os entendidos. Enquanto isso, manifestações pela paz em várias partes do mundo acirram o ódio contra os Estados Unidos. Violência no teatro de guerra. Violência em nome da paz.

Amor e ódio! Paz e guerra!

E o mais intrigante e irritante é que esse morticínio é feito sob a invocação do nome de Deus! Bush reúne religiosos cristãos para orar e toma decisões que acredita sob inspiração divina. Saddam reúne religiosos muçulmanos para orar e toma decisões que também acredita sob inspiração divina. Um se dirige a God, o outro a Alá. Não seria o caso de indagar com o profeta do Antigo Testamento: "onde está o Senhor, o Deus de Elias?"

Ficamos indignados com as mentiras de cunho político e econômico. Muito mais com as mentiras assacadas contra Deus. Sabemos que todas as guerras "santas", desde o tempo das Cruzadas, têm interesses escusos. A atual não foge à regra. Sabemos também que a Bíblia diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Aceitamos o sentimento de indignação contra a violência que se perpetra no Iraque, como também estimulamos a indignação contra a impunidade que alimenta os seqüestros, os assassinatos, o tráfico de drogas, o abuso de crianças, a discriminação racial e todo tipo de violência que se perpetra em nossas cidades. Mas é necessário frisar que a raiz dos conflitos está no fato do homem afastar-se, por presunção ou por ignorância, da realidade primeira e última de sua existência: DEUS.

Invoco em conclusão a solene advertência de Tiago: "Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo" (2.12,13).

Que Deus se apiade de nós.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.