PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de março de 2003

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO...

ANO LX - Domingo, 02 de março de 2003 - No 2992

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO...

Entendemos que o direito à alegria e liberdade de expressão são inquestionáveis e qualquer pessoa tem direito ao carnaval. Na Bahia, às vésperas do festejo (diga-se mais de uma semana antes) só se fala nisso, mesmo quem não cai na folia aproveita o período do feriadão.

Entretanto, nenhuma outra festa da nossa cultura absorve tantos conceitos antagônicos à doutrina cristã que nos diz: "deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana... pois as coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas... e os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus" (Gálatas 5.16, 18-20 BLH).

Por mais alegria que traga, esse é o resumo na quarta-feira de cinzas. Talvez a questão moral seja normal e comum ao dia-a-dia de muitos, ainda que exacerbada na folia, mas há algo muito preocupante que afronta diretamente o Senhor - o culto a outros deuses. Falo como alguém que já praticou isto. Boa parte das músicas de axé são canções de invocação e louvor aos deuses do candomblé ou macumba. As roupas de muitos blocos baseiam-se na cor desses deuses e, como conseqüência, parte-se para formas de culto mais sombrias, como a que foi feita por uma cantora famosa no último carnaval ao vestir-se de demônio e estampa-lo na barriga.

Quando satanás propôs a Jesus que o adorasse, ouviu a seguinte resposta: "Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto" (Lucas 4.8 RA). Qualquer outra atitude, seja cultural ou por brincadeira, transforma-se em idolatria.

Enfim, "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu". "Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado, mas por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus. Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana. E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito". (Romanos 6.11-13 BLH)

Espero que nestes dias de carnaval não faltem alegrias na sua vida e desejo que elas venham decorrentes da presença do Espírito Santo dentro de você. Lá no Céu tem festa que não acaba nunca, não fique de fora!

( Extraído e adaptado do site Vida Abundante, produzido por Dr. Gardel Costa.)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.