PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de março de 2003

PRIMEIRO CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

ANO LX - Domingo, 09 de março de 2003 - No 2993

PRIMEIRO CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

O dia 10 de março de 1557 marcou a importante data do primeiro culto evangélico realizado na Baía de Guanabara pelos cristãos reformados fugidos das perseguições em França e enviados pelo reformador Calvino, com a finalidade de lançar os fundamentos dos ideais da Reforma na América. São passados 446 anos. Sabemos pouco a respeito do insucesso de tal missão, todavia, o suficiente para constatarmos que a infidelidade e a ganância de alguns da caravana impediram de o plano ir adiante.

Eis como Jean de Léry descreve em seu livro "Viagem à Terra do Brasil" a chegada dos franceses:
"Depois de ancorados os nossos navios no porto desse rio Guanabara, muito perto da terra firme, cada qual arranjou sua bagagem e a trouxe para os escaleres. E vendo-nos livres dos riscos e perigos que tantas vezes nos cercaram no mar, a primeira coisa que fizemos, depois de pôr o pé nessa terra, para onde havíamos sido conduzidos com tanta felicidade, foi todos juntos rendermos graças a Deus." Mais adiante continua Jean de Léry: "O ministro Richier invocou a Deus. Cantamos em coro o Salmo V e dito ministro, tomando por tema estas palavras do Salmo XXVII: Pedi ao Senhor uma coisa que ainda reclamarei e que é a de poder habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, fez a primeira prédica no Forte de Coligny, na América.

O hino cantado pelos crentes huguenotes foi transliterado para o português pelo Rv. Manoel da Silveira Porto Filho e consta do hinário Salmos e Hinos número 4 sob título: "Atende à Minha Voz", que temos cantado em nossos cultos.

Rev. Daniel Belmont

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.