PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de abril de 2003

FÉ EM CRISE

ANO LX - Domingo, 06 de abril de 2003 - No 2997

FÉ EM CRISE.

O mundo que nos cerca e no qual estamos inseridos, é um mundo em crises - política, econômica, ecológica, de moradia, de emprego, de comunicação, de amor, etc. A de caráter tem sido apontada como a mais grave de todas.

Infelizmente na Igreja também temos algumas crises: de seriedade - com as cousas sagradas; de devoção - não reservamos tempo para estar a sós com Deus, o culto doméstico já era; de consagração - dos talentos, do tempo, dos bens; de solidariedade - o meu próximo tem de ser muito próximo, se não... Talvez a mais séria, no momento, seja a crise de fé!

Na tendência dos radicalismos, de um lado queremos resolver tudo na força do raciocínio, dos cálculos e das estatísticas, fazendo o jogo de cintura da dialética humana e do tráfico de influência. Por outro lado, fé está sendo confundida com emocionalismo exacerbado, crendices e carismatismos.

O cap. 10 de Hebreus demonstra a preocupação do autor da Carta: o abandono da fé em Cristo e retorno a uma tradição religiosa. Era mais cômodo praticar uma religião que não impusesse tanta renúncia, tanto sacrifício, tanta consagração. Uma religião sem espinhos e sem cruz. Por que perder um "bom negócio" por causa de Cristo? Por que me preservar para o casamento se posso curtir a juventude? Por que me limitar a uma só mulher ou a um só homem se há tantos livres e ninguém se importa? Por que pagar o que devo se não sou trouxa? Por que sacrificar um bom programa de manhã se posso ir ao culto à noite? Não tolero imposições, dizem alguns, nem de Cristo! Não é sem motivo, e sem mercado, que têm surgido tantos grupos tentando contextualizar a Bíblia aos interesses pessoais do "cristão liberado".

Quando os apóstolos disseram a Jesus: "aumenta-nos a fé" (Lc 17.5), foi curiosa a resposta do Senhor. Não era uma questão de ter mais fé ou menos fé, e sim de usar a fé. Há circunstâncias na vida em que sentimos a nossa fé abalada. Diante de uma injustiça irreparada, de uma violência sem sentido, de uma tragédia inexplicável, parece que perdemos a fé. Em todos esses momentos, porém, a fé não se desfez, deixamos apenas de usa-la. Como Abraão, precisamos subir o monte da provação, mas subir com fé, na certeza de que Deus proverá - a solução, a libertação, a bênção.

Se os valores da vida cristã estão sendo testados, faça uso de sua fé, não importa se forte ou fraca. Descanse em Deus.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.