PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de novembro de 2001

SEGURANÇA E PAZ

ANO LIX - Domingo, 04 de novembro de 2001 - No 2923

SEGURANÇA E PAZ

Tudo em Jesus me fascina! Mas o seu gesto de honestidade, sua palavra realista a respeito da vida em sociedade é simplesmente impressionante! Sem metáforas ou outras figuras de retórica, Ele expõe a realidade dos fatos: "No mundo passais por aflições" !

É interessante observar que ele não prometeu remover as aflições do nosso caminho, nem compensar as aflições com prosperidade. Ele não nos ilude. Mas completa a sua declaração dizendo: "... tende bom ânimo, eu venci o mundo". (Jo 16.33)

O mundo atual tem sido descrito como uma aldeia global. Todavia, pelo fato de ser habitada por vizinhos hostis, essa aldeia global tem-se tornado, cada vez mais, um local perigoso para se viver. Os problemas que dividem a humanidade cobrem uma enorme gama de ordem moral, política, econômica e familiar. Por mais conflitos e aflições que essas divisões possam causar, existe algo mais que está dividindo o mundo de um modo alarmante e vergonhoso - a concepção de Deus à luz de definições teológicas radicais. É o fanatismo religioso conduzindo a humanidade ao absurdo da violência em nome da fé. E isto está produzindo mais insegurança e aflição.

O homem tem demonstrado que é irremediavelmente incapaz de governar a raça humana. Paz e justiça para todos só serão realidade quando o Príncipe da Paz assumir o comando. "Então os homens converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear" (Is 2.4).

Na 1ª Carta de João (2.17), o Senhor revela que o mundo passa... com sua concupiscência, com sua maldade, com sua violência. E na 2ª Carta de Pedro (3.7) o Senhor anuncia que "os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra têm sido entesourados para o fogo, estando reservados para o dia do juízo e destruição dos homens ímpios". Esse dia infelizmente ainda não chegou. Mas vai chegar. Assim, enquanto o Senhor não estabelece um novo céu e uma nova terra - onde habita justiça - temos de conviver com um mundo conturbado por muitas aflições.

O dia do retorno visível de Jesus está se aproximando. Quando esse dia surgir, a Terra se encherá do conhecimento e da glória do Senhor. Então gozaremos de segurança e paz permanentes. É nesta esperança que renovamos o nosso ânimo e bradamos apaixonadamente - Maranata! Vem Senhor Jesus!

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.