PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de novembro de 2001

MINHA REVOLUÇÃO PESSOAL

ANO LIX - Domingo, 18 de novembro de 2001 - No 2925

MINHA REVOLUÇÃO PESSOAL

A história da humanidade é marcada por movimentos sociais exigindo direitos e garantias de liberdade para uma vida mais digna. As revoluções da atualidade transferiram-se para o âmbito individual. Recentemente, no Brasil, uma empresa de acesso à Internet, a rede mundial de computadores, lançou uma campanha publicitária oferecendo seus serviços com o apelo de uma "revolução pessoal" do usuário.

Cada pessoa deseja ter seu próprio mundo de forma personalizada: Amigos que dividam os mesmos gostos, roupas e preferências musicais, lugares similares a freqüentar, valores e princípios comuns. Quando alguma destas coisas não se encaixa dentro dos interesses e vontade, o indivíduo é estimulado a fazer sua revolução pessoal. Mudar radicalmente seu estilo de vida e valores.

Esta é uma demonstração clara de que o domínio e governo da vida está cada vez mais nas próprias mãos do homem pós-moderno, procurando estabelecer um mundo só seu de acordo com a sua visão e ótica pessoal. A aldeia global possui suas micro-aldeias mais delimitadas e identificadas.

As conseqüências que tal filosofia de vida tem trazido ao mundo de hoje pode ser visto nas páginas de qualquer diário. A violência se estabelece como a forma de defesa a tudo o que é estranho e diferente. A "liberdade de expressão" é empunhada como a arma de ataque contra quaisquer tentativas de limitar o que se entende por liberdade. Os "direitos humanos" abrigam dentro de seus limites todos os comportamentos estranhos e esdrúxulos sobre o pretexto de liberdade. Liberdade cada vez mais confundida com libertinagem.

A liberdade, segundo as escrituras, não está na ausência de um domínio sobre nós. Está na qualidade deste domínio. "Pois vocês sabem muito bem que, quando se entregam a alguma pessoa para serem escravos dela, são, de fato, escravos dessa pessoa a quem vocês obedecem. Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por ele." (Romanos 6:16 - BLH).

Não somos nós que conquistamos a liberdade. Ela é conseqüência da nossa submissão voluntária a um senhorio que não nos oprime. Aí está a verdadeira liberdade !

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.