PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2001

É TEMPO DE REFORMA

ANO LIX - Domingo, 28 de outubro de 2001 - No 2922

É TEMPO DE REFORMA

O fim do mês de outubro traz sempre de volta ao cristianismo evangélico os ecos da Reforma Religiosa do Século XVI. Para a tradição protestante, o movimento representou mais que uma simples ruptura com a Igreja Romana. Naturalmente, a ruptura com um passado negativo e comprometido com o erro foi importante. Todavia, é bom salientarmos o que de novo a Reforma proporcionou à Igreja, fazendo-a ressurgir como renovo na terra seca e cansada.

Primeiro, a Reforma representou um novo compromisso com a verdade. Até o Séc. XVI tanto a Palavra de Deus estava aferrolhada quanto a preocupação com a verdade estava amortecida, tantos eram os erros que vingavam no seio da Igreja. A leitura da Bíblia foi proibida, porque lê-la representava comprometer a velha ordem. O compromisso era com "a doutrina dos homens", tradições criadas para dar base a falsos ensinos e interesses. Tudo isto foi por terra com a Reforma, porque ela começou com a Bíblia, lida e traduzida para todo o povo. O compromisso passou a ser com a Verdade.

Segundo, do Séc. IV ao XVI a Igreja, com raras exceções de líderes e grupos, passou a viver para si, tornando-se um fim em si mesma. Transformou-se em instituição separada do povo, que ficou esquecido, marginalizado. A Reforma representou uma volta da Igreja aos seus objetivos reais - evangelizar e servir ao homem no mundo.

Terceiro, a Reforma mudou também os métodos de ação. O estilo ritualístico característico do culto romano, mais transformado em júri do que em adoração, foi abandonado. A expressão reformada de culto foi evidenciada pela alegria do perdão e do louvor, contando com a participação da congregação. A Igreja recomeçou, assim, a ler, cantar e pregar como antes. A evangelização dos povos tornou-se uma atividade dinâmica.

É tempo de Reforma! Precisamos lembrar que a Igreja Reformada continua a se reformar, criando e aprendendo novas formas de viver e comunicar o Evangelho de Cristo. A Ele, toda a glória!

Rev. Edijece Martins Ferreira

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.