PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de novembro de 2001

DONS MINISTERIAIS

ANO LIX - Domingo, 25 de novembro de 2001 - No 2926

DONS MINISTERIAIS

O Novo Testamento ensina que todo cristão, ao ser unido ao Corpo de Cristo pela fé, é agraciado com dons espirituais utilizados para a edificação da igreja. Esses dons ajudam-nos a servirmos uns aos outros para o crescimento e edificação da Igreja.

Há ainda uma outra espécie de dons, que aparece registrada em Efésios 4:11. Podem ser chamados de dons ministeriais: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres...". Isto é, no meio da Sua Igreja, o Senhor escolhe alguns para exercerem dons específicos com a finalidade de auxiliarem Seu povo.

O pastor é um ministro que tem sob sua responsabilidade o cuidado e manutenção do rebanho. A liderança espiritual deve ser uma de suas preocupações principais. Desde os tempos neo-testamentários que as igrejas locais precisavam de uma certa estrutura que viabilizasse seu funcionamento e crescimento. Os líderes eram consagrados para dirigirem e governarem as novas comunidades, prestando o auxílio e socorro espiritual e zelando pela preservação da doutrina conforme ensinada pelos apóstolos.

O próprio texto em epígrafe explica qual a razão da existência deste tipo de dons na Igreja: "...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo...". Os dons ministeriais são concedidos para que os santos sejam aperfeiçoados no seu serviço e desta forma todo o Corpo de Cristo seja edificado. Por aqui já percebemos que não são os ministros que realizam o serviço da igreja. São os membros. E para que estes o façam, Deus quis escolher alguns para aperfeiçoarem os santos, concedendo-lhes as ferramentas e meios necessários para o correto e eficaz serviço cristão.

No exercício de seus dons, a igreja encontra o caminho do crescimento e edificação saudáveis.

Que seja assim também entre nós.

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.