PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de novembro de 2001

A MINHA TERCEIRA PERNA

ANO LIX - Domingo, 11 de novembro de 2001 - No 2924

A Minha Terceira Perna

"E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno." (Mateus 5:30)

Clarice Lispector, em seu livro, "A paixão segundo G. H." descreve o sentimento de uma pessoa que havia perdido um ponto de referência na sua vida, perdendo alguma coisa que lhe fora essencial em determinada época, mas que agora não lhe era mais. Era como se houvesse perdido uma terceira perna que lhe impossibilitava de andar, mas que, por outro lado, lhe fazia um tripé estável.

De certa forma, temos nossas "terceiras pernas" que nos dão a agradável sensação de estabilidade. Nos apoiamos nelas e nos acostumamos tanto com esta situação que passam a ser muito naturais para nós. Cremos que sempre estiveram ali a ponto de acharmos estranhos aqueles que não as tem. Sem percebemos, essas "seguranças" criadas por nós mesmos, homens, nos imobilizam e impedem-nos de experimentar a inquietante, porém rica experiência de ver a vida por novos ângulos.

Estabilidade versus agilidade.

Parece que este mesmo antagonismo foi tratado por Jesus. Do ponto de vista divino, nem sempre o que nos dá estabilidade e conforto é de fato essencial e útil. Nossa "terceira perna" pode ser uma causa de tropeço e não de estabilidade. Por outro lado, o que nos causa insegurança e apreensão pode ser, no propósito do Criador de todas as coisas, o que nos fará seguir em direção ao novo.

Você já observou como facilmente nos sentimos perdidos e desorganizados quando perdemos o que não precisávamos e nos vemos caminhando em direção ao desconhecido e àquilo que não conhecemos? A incerteza instalada facilmente nos convence de que a crise pela qual passamos poderia ter sido evitada se não tivéssemos perdido nossa terceira perna. Para amenizar este conflito chegamos ao ponto de elaborarmos a "teologia da terceira perna", crivo pelo qual todos os nossos julgamentos vão passar. Os que conseguiram se livrar dela, não podem ser "dos nossos". E quem não é "dos nossos", é "contra nós".

Estaremos mais tranqüilos agora?

Acredito que não.
"Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." (Mateus 7:3-5 - BLH)

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.