PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de dezembro de 2001

NATAL - ÉPOCA DE GLÓRIA

ANO LIX - Domingo, 02 de dezembro de 2001 - No 2927

Primeiro domingo do Advento

Natal - Época de Glória


Um dos momentos de anunciação da chegada do Messias ao mundo foi presenciado por pastores que vigiavam seus rebanhos nos arredores de Belém. A visita do anjo foi seguida do coro que cantou "Glória a Deus nas maiores alturas". O discurso angelical que antecedeu o canto coral mostrou outra realidade: Um sinal humilde marcava a chegada do Messias: "Esta será a prova: Vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura." (Lc 2:12 - BLH).

Um berço no meio dos animais! Onde a glória? Onde a opulência? Onde os aposentos da realeza com muitos servos à disposição ?

O anjo não se enganara ao anunciar isso. O Rei dos Reis nasceu humilde. O contraste entre o que o anjo falou e o que o coro cantou demonstra que a glória de Deus em nada se assemelha à dos homens. Para estes, a glória é concedida àqueles que a merecem por algum motivo. Nós precisamos fazer alguma coisa que atraia as luzes e as honras da sociedade. Para Deus não é assim. Ele não precisa fazer nada para ser digno de receber glória. Ele é glorioso e todos os Seus atos também o são. Mesmo que nunca designasse a nós uma sequer de suas ricas bênçãos, mesmo assim Ele seria eterno e totalmente digno de Louvor.

Basta examinar os registros da história no Antigo e Novo Testamentos para percebermos que Deus sempre quis deixar isso claro aos homens, utilizando os instrumentos mais rudes e grotescos que evidenciariam assim a Sua marca de glória. Josué liderou um desfile nada militar por 7 dias antes das muralhas ruírem. Gideão venceu os milhares de inimigos com 300 homens segurando tochas, cornetas e vasos de barro. O Messias nasceu ao lado dos animais, cresceu na obscuridade, era filho de carpinteiro, andou à pé e morreu amaldiçoado num tosco madeiro.

O Natal pode ser uma boa oportunidade para relembrarmos que a glória de Deus não depende das coisas que são importantes para o homem: "Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco" (1 Cor.1:27- BLH ). Nós mesmos não podemos nos orgulhar em nada diante d'Ele, pois fomos escolhidos em nossa simplicidade para cumprirmos o Seu propósito: "Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós." (2 Cor. 4:7- BLH).

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.