PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de agosto de 1997

DÍZIMO - MITOS E REALIDADE (Parte II)

ANO LV - Domingo, 31 de agosto de 1997 - No 2705

DÍZIMO - MITOS E REALIDADE (Parte II)

"Deus precisa dos nossos dízimos e ofertas". Que "deus" é este que precisa de dinheiro humano? O Deus manifestado na natureza, anunciado pelos profetas e apóstolos, e revelado em Cristo Jesus, é auto-existente e auto-suficiente. É dono "da prata e do ouro", "do mundo e daqueles que nele habitam". Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores! Ao invés dEle necessitar de nós, somos nós que necessitamos dEle, da sua misericórdia, do seu perdão, da sua bênção. Não enviamos malotes com dinheiro nem fazemos transferência bancária para o Céu. O dinheiro arrecadado na terra, seja dízimo, seja oferta, é aplicado na terra. Quando honestamente usado pela Igreja, serve para a produção e distribuição da Bíblia Sagrada, para o sustento de pastores e missionários, para o socorro dos necessitados, para a manutenção de abrigos, creches e orfanatos, para a construção e conservação de templos e escolas.

"Quem dá o dízimo prosperará, quem não dá empobrece". Em outras palavras, "quanto mais você der, mais você receberá". Este é um mito enfatizado pelos pregadores da teologia da prosperidade. Como explicar, então, a prosperidade dos ímpios? Deus os está abençoando? Por acaso eles são dizimistas? Esta era a angústia dos fiéis servos de Deus no passado e explicitada de maneira poética e contundente por Asafe no Salmo 73. Invocar os "gafanhotos" do Livro de Joel ou o capítulo 3 de Malaquias para forçar a contribuição dizimal é fazer chantagem espiritual. Dízimo, repito, é manifestação de fé e gratidão. É gesto de amor. O Senhor se agrada não do volume das nossas contribuições, mas do sentimento interior, puro e espontâneo, ao fazê-las. Vale a pena lembrar que a única pessoa que mereceu elogio de Jesus ao fazer uma contribuição foi a viúva pobre e anônima que tendo apenas duas moedas colocou-as no gazofilácio. Era tudo quanto ela possuía! Foi o seu gesto sacrificial que foi exaltado e não o volume da sua oferta. E o texto sagrado não diz que ela tendo dado tudo, recebeu tudo de volta ou em dobro.

"Eu dou o dízimo, mas a meu critério. Uma parte aqui, outra ali e outra acolá." Creio na sinceridade dos que assim procedem, mas tal procedimento estabelece dois precedentes perigosos: Primeiro, insinua o direito da administração pessoal do dízimo, o que não tem fundamento bíblico. A Bíblia, todas as vezes em que menciona o dízimo, determina que ele seja entregue no templo para ser gerido por terceiros e de modo centralizado. O segundo precedente perigoso está na desconfiança velada ou aberta de que as pessoas responsabilizadas por sua aplicação não o façam de modo honesto ou objetivo. Ora, como dizimista, o meu privilégio é expressar minha fé e gratidão na entrega do dízimo. A gestão honesta, a aplicação correta, o uso adequado às reais necessidades da Igreja, é responsabilidade dos irmãos para isto designados. E dentro de uma comunidade cristã reformada essa responsabilidade é atribuída com a aprovação de todos os membros.

No caso particular da IPVM os tesoureiros são pessoas de reconhecida idoneidade. Uma comissão de finanças estabelece os limites orçamentários e acompanha a sua execução. Além disto há uma comissão de exame de contas, constituída de contabilistas e auditores profissionais. Os balancetes são colocados à disposição de todos os membros contribuintes. E os nossos pastores são proibidos, é isto mesmo, de tocar em qualquer oferta ou dízimo da comunidade.

À luz da Escritura e da experiência cristã, finalizo declarando que toda igreja que é fiel na prática do dízimo não se dobra a compromissos políticos, não depende do erário público, nem precisa recorrer a bingos, rifas, chantagens emocionais e outros expedientes da inventiva humana.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.