PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de agosto de 1997

FILHOS DE BELIAL

ANO LV - Domingo, 3 de agosto de 1997 - No 2701

FILHOS DE BELIAL

O capítulo 2 do primeiro livro de Samuel começa com o registro de um cântico, o cântico de Ana. Um cântico de regozijo e gratidão; cântico de fé e submissão. E num chocante contraste, a segunda parte deste capítulo registra a seguinte declaração: "Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de Belial, e não se importavam com o Senhor". O texto revela em que consistia a iniqüidade desses jovens sacerdotes.

Exercer o sacerdócio em Israel era tanto um privilégio quanto uma grande responsabilidade. Os sacerdotes gozavam do respeito e consideração do povo de Deus. Suas decisões eram acatadas e sua palavra era ouvida como "palavra do Senhor". Ninguém, pois, ousava questionar a palavra de um sacerdote. Contudo, Hofni e Finéias são chamados "filhos de Belial"! Mas o que é ou quem é Belial? Esta é uma expressão transliterada do hebraico e que significa perversão ou perversidade. Belial é, pois, a personificação do mal. Há muitos filhos de Belial por aí corrompendo a verdade e profanando o sagrado.

Foi publicado há poucos dias um texto do 9° Encontro Inter-eclesial das CEBs da Igreja Católica Romana. Um dos trechos desse documento, coloca Jesus Cristo visitando um terreiro de candomblé. Na visita descrita por um sacerdote católico, Jesus espera na fila para ser atendido por uma mãe-de-santo, aceita a sua filiação chamando-a carinhosamente de mãe, declara que o terreiro é parte do Reino de Deus, admite ter um bom orixá e entra na dança para chamá-lo.

O que se pretende com tal documento? Uma confissão de fé? Um esforço para fortalecer o sincretismo religioso? Uma estratégia para conquistar o apoio dos adeptos das religiões afro-brasileiras com a finalidade de fazer frenteao crescimento da igreja evangélica? Não sei. Sei apenas que é a palavra de um sacerdote que, com essa espúria e abominável parábola, tenta perverter uma das doutrinas basilares do cristianismo - a doutrina da divindade de Cristo.

Felizmente a sandice dos filhos de Belial jamais confundirá aqueles que têm em Jesus Cristo o seu Senhor e Salvador, único e suficiente, sem mistura, sem concessões, sem conluios, sem falsa popularidade, sem fingimento. Maranata!

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.