PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de setembro de 1997

CORAGEM

ANO LV - Domingo, 7 de setembro de 1997 - No 2706

CORAGEM

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, amor e de moderação. II Timóteo 1:7

Temos definido coragem como um ato de bravura incomum, exercida num campo de batalha, e que ao longo da história tem recebido como recompensa medalhas e honrarias bem como reconhecimento popular. E nada obsta que exemplifiquemos coragem como o exemplo supra-citado.

No entanto, eu queria mencionar que existem atos valorosos do dia a dia, que nunca receberão reconhecimento público, entretanto forjam e denotam um caráter de sobeja coragem.

Lembro-me em anos passados ter conhecido uma senhora que após ter sido abandonada pelo esposo, conheceu o evangelho na favela onde residia, e que todos os dias de sol a sol ganhava o sustento dos seu três filhos, tendo ainda tempo de socorrer aos necessitados daquela favela com donativos alimentícios recebidos de entidades filantrópicas, donativos que administrava para poder servir aos seus semelhantes. Para tal não é mister ter coragem? Talvez, o meu querido leitor me dissesse: - Ter coragem para algo tão comum?

Se olhássemos para a imensa massa de pedintes, bêbados, prostituídos e drogados, veríamos que para muitos deles a froça para viver se foi, e que um tremendo desespero incorpora o seu dia a dia. Para muitos deles falta coragem para se erguer do monturo em que suas vidas se tornaram. E para fazer parte deste exército de vencidos pela deseperança, dominados pela depressão não existem preferidos por classe social, situação familiar ou cultural, basta estar vivo. Todos temos que enfrentar a luta contra os reveses da vida e estar de pé.

O que venho dizendo é que para tomar pequenas atitudes é preciso coragem, um passo após o outro, um ato seguido por outro. Para nos levantarmos e vivermos é preciso coragem.

Amado leitor, o texto bíblico acima, nos diz que Deus nos deu um espírito indômito em relação as trevas. E que este espírito deverá ser atrevido quanto a escravidão ao pecado, insaciável quanto as coisas de Deus, inconformado quanto a este século mau, corajoso como um estilo de vida.

Se neste momento as circunstâncias o dominam, sua voz empolada nada diz, os olhos antes argutos observadores lacrimejam a dor do coração, e o presente século diagnostica seu estado como depressão. Saiba que Deus não nos recriou como covardes para desistir sucumbindo as pressões. Tenha coragem de obedecer ao que Deus lhe tem mandado por intermédio de Sua palavra, pois é este aquele que vence o mundo, o que vê o invisível, o Deus que nos sustém! Coragem.

Rev. Eli Azeredo

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.