PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de agosto de 1997

PRIMÍCIAS

ANO LV - Domingo, 17 de agosto de 1997 - No 2703

PRIMÍCIAS

(Parte da história dos ancestrais de Aurora Campos,
esposa do Rev. Dr. William Kerr)

Que impulso teria levado aquele tropeiro a parar em suas terras, ali, bem rente de Sorocaba, interrompendo as exaustivas tiradas, até o extremo sul do país? Talvez o cansaço, diante da dificuldade desse lidar, talvez a invasão do progresso, talvez a ânsia incontida de estabilizar-se. Talvez isto, talvez aquilo, porque ficamos sempre imaginando ser obra do acaso o que são os insondáveis caminhos de Deus. "Os meus caminhos não são os vossos caminhos..." diz o Senhor.

O tropeiro simplesmente parou. Nem chegou a imaginar o instrumento que viria a ser na divulgação da Palavra Divina. Exausto dessa última jornada de volta, faminto, já sem nada para comer da matula, salvaram-no as sementes deixadas "ao acaso", antes da última saída, que tinham produzido um aboboral imenso, que lhe valeu como alimentação por vários dias. Ali se estabeleceu e formou uma grande família. A terra lhe foi propícia e a proximidade do rio ajudou muito.

Era uma época de muita incompreensão religiosa, ao lado de um nascente liberalismo. Quando um vulto do evangelismo nacional, o ex-padre José Manoel da Conceição, passou por lá, a incompreensão fez com que a mensagem salvadora do Evangelho se encontrasse com os ideais do liberalismo e o chefe dessa família, já então numerosa, tocado pelos desígnios divinos, oferecesse sua casa para que os interessados pudessem ouvir o notável evangelista.

A semente dessa pregação produziu frutos que, numa incalculável progressão geométrica, chegaram aos nossos dias através dos descendentes, alguns ainda simples sitiantes e outros que já galgaram graus elevados da cultura humana.

No começo deste século vamos encontrar, na mesma casa onde foi celebrado aquele culto, três irmãs vivendo ainda da terra. Na casa de pau a pique, chão duro, o telhado, outrora de sapé, já então de telhas feitas de barro do próprio local, à beira rio, onde se viam as marcas dos animais que vinham do pasto a procura de água fresca. Tudo lá era da terra. As hortaliças, o pomar carregado de frutas, o gado que forncecia leite, queijo, manteiga. No meio do pasto, uma linda novilha chamava a atenção. Mas não tinha preço. Era das primícias.

Samuel Kerr

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.