PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de novembro de 2018

CONFIANÇA FRÁGIL

ANO LXXVI - Domingo, 11 de novembro de 2018 - Nº 3811

CONFIANÇA FRÁGIL

O ser humano parece ter uma necessidade de estabelecer algo em que confiar ou se apoiar para realização de suas expectativas e, assim, sentir-se seguro, tranquilo e confortável. Ocorre que nem sempre tais pontos de ancoragem e segurança são adequados ou apropriados, mostrando-se frágeis e vacilantes, gerando danos e males terríveis aos que neles se apoiam. O salmista adverte: “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito e eles voltam ao pó; neste mesmo dia todos os seus desígnios se desfazem” (Salmo 146:3-4).

Escrevo isso pelo fato de me preocupar o que estou começando a ver em relação ao quadro político brasileiro neste período pós-eleitoral com o posicionamento de muitos em relação à figura do presidente eleito. Em um culto, em determinada Igreja Batista, ao entrar no templo algumas pessoas começaram a gritar “mito, mito, mito”. A palavra aqui não tem conotação de mentira, mas de algo fora do natural, excedente à realidade terrena. Isso é muito preocupante visto que a visão mitológica pode gerar a ideia messiânica, e as consequências de messianismos na história da humanidade e do Brasil são graves e profundas.

Colocar as esperanças em uma pessoa (ou sistema) é um equívoco grave e de trágicas consequências como afirmou o salmista no texto citado acima. Eles não são os salvadores e não têm salvação. Devem ser vistos como agentes (ou instrumentos) pelos quais a ação de Deus possa se manifestar trazendo livramento e salvação, mas não eles. Jair Bolsonaro não é “salvador da Pátria” como indivíduo que enfeixa nele toda a solução para as mazelas de nosso País. Ele não tem “varinha de condão”, nem é detentor da “pedra filosofal”, nem, tampouco possui “lâmpada mágica”. Vê-lo assim (mito) é repetir o erro de muitos no passado (distante e recente) de nosso Brasil, seja com Antônio Conselheiro, Getúlio Vargas, Juscelino, Jânio, Lula ou qualquer outro “mito” ou “messias”.

Devemos colocar a pessoa do presidente diante de Deus em oração, bem como dos demais que estão em exercício de autoridade (inclusive a oposição), para que possamos, mercê de Deus, experimentar dias de paz e melhoria na vida de todos nós, com menos corrupção, mais justiça social, educação, segurança e saúde. Sigamos os passos do salmista que nos ensina: “Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos no Nome do Senhor nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé.” (Salmo 20: 7-8). Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.