PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2018

POLARIZAÇÃO

ANO LXXVI - Domingo, 28 de outubro de 2018 - Nº 3809

POLARIZAÇÃO

O ambiente da política (para quem viveu e pastoreou no interior de Minas Gerais) sempre traz certo clima de tensão com a polarização de posições, gerando situação de conflitos entre irmãos, os quais assumem suas trincheiras com toda paixão e passam a execrar o “outro lado”, deixando de perceber as falhas (erros) de seu aliado ou partido, e não reconhecendo as virtudes do seu adversário. Muitas vezes ao passar de alguns anos as posições são alteradas e adversários se tornam correligionários unindo-se “contra” um “inimigo comum” e o ciclo se repete.

O momento político no Brasil (na corrida presidencial) tem elevado esse ambiente de polarização a altos riscos. Claro que já vivenciamos isso em outros tempos de nossa política nacional. Mas, a proximidade estabelecida pelas redes sociais e de informação, aumentando exponencialmente sua velocidade em transmitir e receber, faz com que as polaridades se tornem exacerbadas e o derrame de notícias tendenciosas ou não verdadeiras gere um clima de esfacelamento nas relações dentro da família e da Igreja.

Devemos e podemos ter nossas preferências, tendências, opiniões e posições políticas. No entanto, não é possível admitir o juízo discriminatório ou a rotulação indevida sobre aquele que pensa de modo divergente do meu. É preciso entender que a divergência de inclinação política não deve ser fator para determinar a sinceridade da fé cristã de alguém. A polarização fará com que eu sempre diga: “quem apoia “a” não é cristão”, ou “o seguidor do “b” não tem como ser cristão”. Isso se dá pelo fato de esquecermos o ensino de Jesus ao nos dizer: “Com a medida com que medirdes, sereis medidos” (Mateus 7: 2).

Estamos no dia decisivo quanto à escolha do presidente do Brasil. Espero que, independentemente do resultado (seja o que eu desejava ou não), haja respeito em relação ao outro, cujo candidato não tenha alcançado a vitória. Teremos, mesmo que seja difícil a nós, a responsabilidade e o compromisso de orar por aquele que vier a ser o condutor do Executivo em nosso país, bem como pelos demais que estão investidos de autoridade, como nos é determinado nas Escrituras; embora devamos, como Igreja, permanecer com independência, sendo a consciência do Estado e levantando a voz “contra Cesar” sempre que ele desejar assumir o que seja de Deus.

Rev. Paulo Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.