PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de outubro de 2018

DIA DAS CRIANÇAS E SEU PRESENTE

ANO LXXVI - Domingo, 07 de outubro de 2018 - Nº 3806

DIA DAS CRIANÇAS E SEU PRESENTE

Em 1924 o deputado federal Galdino do Vale Filho propôs a ideia da criação do Dia da Criança (já naquela época tínhamos políticos interessados na propositura de projetos de altíssima relevância social e de vital importância à vida da Nação) e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo então presidente do Brasil Arthur Bernardes. Em 1940 o ditador presidente Getúlio Vargas mudaria o dia para 25 de março dando ênfase à proteção da maternidade, infância e adolescência. Nem aquela nem esta tiveram expressão. Em 1960 a “Estrela” e a “Johnson & Johnson” uniram-se para celebrar a “Semana do bebê robusto” e escolheram a antiga data de 12 de outubro para tal festividade. O sucesso comercial foi notório e, não muito depois, estabeleceu-se a “semana da criança” para incremento e incentivo de venda de brinquedos. É o que temos até hoje.

É tempo de dar presentes às crianças, movimentar o comércio de brinquedos, abarrotar a “25 de Março” e outros pontos e lojas de comércio popular e, também, as grandes lojas de departamentos e “shopping centers”. Tudo em nome da alegria das crianças.

É tempo de eleições no Brasil e a grande questão é esta: que país desejamos dar de presente às nossas crianças? Pode parecer sem sentido, e o que tem uma coisa com a outra? Mas, essa é a questão no momento. Minha decisão e sua decisão pelo voto determinarão os próximos anos de governo em nosso País. Vamos querer entregar às nossas crianças outra próspera “Venezuela Chavista ou Madurista”? Legaremos a elas a liberdade cubana onde se amordaça, prende e encarcera os que levantam a voz contra o regime “democrático” e livre da Ilha, como alguns enaltecem e elogiam?

Dê presentes aos seus filhinhos e netinhos (cuidado com a ideologia de gênero e não coloque o masculino apenas, pois isso é misoginia), veja a alegria deles em receber tais regalos e mimos, mas não se esqueça de dar-lhes sua presença significativa, seu tempo qualitativo e seu afeto genuíno, insubstituíveis por presentes. Mas, sobretudo, pense muito em que legado deixará às crianças dessa nossa Pátria Amada: “As praças das cidades se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão” (Zacarias 8:5) ou “Com lágrimas se consumiram os meus olhos, turbada está minha alma, o meu coração se derramou de angústia por causa da calamidade da filha do meu povo; pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.” (Lamentações 2:11). Feliz Dia das Crianças.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.