PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2018

ANA (5)

ANO LXXVI - Domingo, 26 de agosto de 2018 - Nº 3800

ANA (5)

“Por esse menino orava eu; também o trago como devolvido ao Senhor” (I Sm.1:27-28)

Com estes textos finalizaremos nossas meditações sobre a figura de Ana neste registro do Livro de Samuel, após termos acompanhado seus passos e suas angústias, aflições, humilhações, submissão e busca da presença do Senhor, diante de Quem derramou sua alma sem reservas.

Duas atitudes vêm agora coroar a postura de Ana e reforçar sua figura como exemplo a todos nós.

A primeira é sua afirmativa em relação ao filho quanto a orar por ele. Claro que o contexto nos informa que “orar por ele” significava haver pedido a Deus pelo nascimento de Samuel. Mas, de forma ampla mostra que sua postura era de orar pelo menino. Nós assim devemos fazer com nossos filhos e filhas, ou seja, orar por eles no sentido de concebê-los, bem como orar por eles no aspecto de colocá-los diante do Senhor por meio da súplica e intercessão, a fim de que cresçam para a glória de Deus e na presença do Senhor.

A segunda atitude envolve o aspecto de “devolver” Samuel ao Senhor. Esse havia sido seu voto ao Senhor. Caso ela concebesse, haveria de entregar o filho para o Senhor e Sua Obra. Ela o fez. Envolve zelo no cumprimento do voto (promessa) feito ao Senhor, mesmo que isso lhe fosse dificultoso, pois se separaria de seu filho tão querido e esperado. No entanto, a noção de seu compromisso com o Senhor era maior que seu instinto maternal de amor. Outro aspecto envolvido é o sentido de entrega ao Senhor, sabendo que Ele haverá de cuidar e guardar aquele menino. Criar para o Senhor e entregar a Ele o que você tem como mais precioso bem. Quão difícil. Nós, muitas vezes, achamos lindo e inspirador ver os missionários com seus filhos nos campos em situações de risco. No entanto, dizemos: “não quero isso para meus filhos”; até mesmo: “Deus me livre”.

Ana orou por seu filho e devolveu (entregou) ao Senhor, mesmo que tal atitude lhe custasse certa angústia ou aflição, devido à separação e distanciamento. Grande exemplo para todos nós de fidelidade a Deus em seus compromissos com Ele.

Nem todas as histórias (mesmo na Bíblia) terminam com final tão feliz como esta. Mas, mesmo que houvesse final distinto do que se tem registrado, a postura de Ana é estímulo a todos nós e deve ser seguida, pois “esta é a vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus” I Ts.5:18). Assim seja. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.