PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de agosto de 2018

ANA (4)

ANO LXXVI - Domingo, 19 de agosto de 2018 - Nº 3799

ANA (4)

“Eli a teve por embriagada... até quando estarás embriagada?” (I Samuel 1: 13 e 14)

Continuamos tratando da figura de Ana em sua luta e drama pessoal devido à sua esterilidade, e os aspectos que nos podem ajudar no enfrentamento de lutas parecidas com as dela.

Ana estava colocando diante de Deus a sua aflição e derramando seu coração perante o Senhor. Atitude sábia, adequada e correta. No entanto, sua oração era silenciosa e seus lábios se moviam, porém, não emitiam som algum. O sacerdote Eli pensou que ela estava embriagada e, exercendo juízo temerário e indevido em relação a ela, afirmou estar bêbada.

Como se sentir em tal situação? Alvo de preconceito e discriminação por parte do sacerdote, homem que deveria ser instrumento de Deus para abençoar, socorrer, amparar e consolar? A atitude de Eli é totalmente reprovável, leviana e danosa, mas, nos interessa a reação de Ana. Mesmo sendo alvo de tal atitude preconceituosa, ela não demonstra revolta ou rebeldia, nem sentimento de vitimização (tão comum a tanta gente em situação parecida).

Sua resposta é firme, mas branda. Afasta a suspeita indevida e apresenta a realidade: “Não bebi vinho... venho derramando minha alma perante o Senhor.” (15). Tal postura nos deve inspirar a agirmos de igual modo frente a colocações que nos ferem e magoam. Não devemos nos calar frente a afirmações falsas assacadas contra nós, mas responder com brandura, apresentando a realidade e os fatos, agasalhados sob a verdade de nossa relação com Deus e compromisso de nossa fé.

O Senhor nos abençoe e renove para que, mesmo sob injúrias e acusações falsas, possamos responder com amor aos que nos caluniam, honrando assim o Nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, mesmo injuriado, não amaldiçoou os que assim faziam. Como Paulo nos ensina: “Quando somos injuriados, bendizemos...” (I Co. 4:12) e também Pedro ao dizer: “Não pagando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo...” (I Pe.3:9). Que assim façamos para o louvor da glória do Nome de nosso Deus. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.