PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de agosto de 2018

O QUE UM PAI GOSTARIA DE GANHAR

ANO LXXVI - Domingo, 12 de agosto de 2018 - Nº 3798

O QUE UM PAI GOSTARIA DE GANHAR

Provérbios 4.1-4

O texto acima relata as lembranças do escritor de Provérbios a cerca da convivência com seu pai, no verso 4 ele diz assim: “então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive.”

Você ouve ou ouvia os conselhos do seu pai? Eu sei que esta pergunta envolve uma série de possibilidades para encontrarmos a resposta sensata e bíblica. Uma vez que seu pai não seja cristão e possua uma visão do mundo diferente da orientada pela escritura, a resposta mais sensata seja “NÃO”, os conselhos dele a cerca de relacionamento com pessoas, trabalho e Deus não estão alinhados com a sabedoria da Escritura e você faz bem em priorizar os conselhos bíblicos aos conselhos contrários a escritura. Contudo o pressuposto aqui é o de Salomão, que possui um pai temente a Deus. Neste caso o que um pai, que é discípulo de Jesus, gostaria de ganhar?

Ver seus conselhos encontrarem espaço no coração de seus filhos. Isso definitivamente é o melhor presente que você pode dar a ele. De que maneira posso fazer isso?

Primeiro, retenha as palavras no seu coração. O coração é um espaço muito disputado em todas as fases do desenvolvimento humano, na infância por desenhos e presentes, na adolescência por descobertas e prazeres, na fase adulta por aceitação e realização. Ouça com atenção os conselhos dos seus pais, o quanto antes isso acontecer, maior lugar de destaque ele terá em seu coração e na sua vida.

Segundo, guarde os mandamentos. A palavra hebraica usada para guardar é Shamar, ela indica o sentido de proteger, manter vigilância. Ao longo da sua vida, não se esqueça das coisas que você ouviu, daquilo que você reteve. Com o passar do tempo não negocie os valores de Jesus que você foi ensinado. Seja um influenciador real ou digital dos ensinamentos que o transformaram num discípulo ou discípula de Cristo.

Por fim, vivam os conselhos. O que muda a história de pessoas não são informações, são atitudes. Tudo que você ouviu, tudo que você guardou, precisa ser vivenciado. Conhecer e praticar estão relacionados à prudência e sabedoria na Escritura. As palavras de Jesus refletem isso: “Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.” Jo 14.21.

Seu papai está vivo? Aproveite para desfrutar da sua presença e conselhos. Seu papai já partiu? Viva e dê aos seus filhos e amigos, o exemplo que você recebeu honrando-o. Isso é um bom presente para dar aos pais.

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.