PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de fevereiro de 2018

CONSEQUÊNCIAS

ANO LXXV - Domingo, 25 de fevereiro de 2018 - Nº 3774

CONSEQUÊNCIAS

E sabei que o vosso pecado vos há de achar” (Números 32:23).

O livro de Números, que em hebraico é chamado de “No Deserto”, trata da narrativa da peregrinação de Israel pelo deserto após sua saída do Egito. Em meio a essas narrativas ocorre a advertência de Deus com relação a abandonarem sua Presença e se desviarem para seguir ídolos ou falsos deuses, pelo que colheriam sérias consequências de tais atos e posturas, sendo-lhes dito que “o vosso pecado vos há de achar”, ou seja, as consequências de seus atos virão inexoravelmente e atingirão a todos vocês de forma direta e clara.

Essa é o que se chama de lei da semeadura, pois não se pode esperar colher algo diferente do que se plantou. Você tem a opção de escolher a semente que planta, mas não a fruta que colherá após plantar determinada semente. Isso é aplicável às várias esferas da vida seja pessoal ou pública, econômica ou administrativa. Não se pode fugir a tal fato ou verdade.

O que vemos no Rio (e de certo modo no Brasil) é a colheita de semeadura que vem sendo feita por vários anos pelos agentes públicos e políticos responsáveis pela vida da cidade, estado e país. A situação no Rio de Janeiro (cidade e estende-se ao estado) chegou ao ponto em que está como consequência da omissão das autoridades políticas e administrativas ao longo de décadas. Além de assaltarem os cofres públicos, não quiseram ver a decadência e degenerescência que ali se configurava. Eram indiferentes a tudo que se passava e imaginavam não haver consequência do que se estava plantando. Ledo engano. “O vosso pecado vos há de achar”.

Por anos, pela corrupção, geraram a situação de desordem e insegurança vista no Rio de Janeiro e querem imaginar (não levo em conta nem os aspectos de possível propaganda eleitoreira) que uma intervenção federal, cujo interventor seja um general, resolverá o problema em alguns meses. Outro engano; outra falácia. Não se fez o que se fez em um ano. Não se “consertará” o que precisa ser consertado em poucos meses.

Oremos por aquela cidade e por aquele estado, bem como por nosso país, para que comecemos semeadura adequada hoje, a fim de outros (netos e bisnetos) colherem bons frutos de nossa saudável e honesta semeadura. Deus nos renove neste propósito.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.