PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de novembro de 2017

SOCORRO!!!

ANO LXXV - Domingo, 26 de novembro de 2017 - Nº 3761

SOCORRO!!!
“Socorro, Senhor! porque já não há homens piedosos [...]” (Salmo 12:1)

Este clamor pleno de angústia e agonia de alma bem poderia estar nos lábios de qualquer um de nós, diante do quadro vivenciado em nossos dias. Claro que as realidades que nos cercam e que têm seu caráter destrutivo e dilapidador das estruturas de valores e ideais mais elevados, não são fenômeno apenas de nossos dias, haja vista o fato de o salmista já bradar por socorro devido à falta de pessoas piedosas naquele contexto. Mas, minha pergunta é: o que posso fazer para calar ou, pelo menos, diminuir em muito esta exclamação de aflição e pedido de socorro devido à impiedade reinante? O salmista nos dá algumas indicações:

a) Falar Honesto: v.2
Trata-se de credibilidade no seu falar. Veja que a queixa é de falsidade, bajulação e fingimento. É lamentável que as pessoas estejam deixando de honrar o que falam, deixando de cumprir o que prometem. O empenho da palavra é algo sem valor algum e quando figuras de destaque (sobretudo políticos) falam ou prometem, não existe a menor credibilidade em relação ao que disseram. Este exemplo tem se alastrado mais e mais. Resgatar a piedade envolve honestidade no falar, credibilidade na palavra empenhada.

b) Combater a injustiça: v.5
Implica em integridade no agir. Opressão e injustiça aos necessitados, aos carentes, aos debilitados e aos desvalidos são inaceitáveis. Não se trata de uma questão de benesses ou favorecimentos a pessoas que optam e preferem viver na pobreza à custa do Estado. Não é premiar a indolência, a preguiça e a marginalidade. Mas, trata-se de atender as demandas do Senhor em relação aos que são explorados e oprimidos pelos poderosos e exploradores. Não podemos ser como eles e nem consentir que assim façam. Nossa justiça tem que ser como a de Deus.

c) Exaltar a pureza: v.8

Envolve santidade no viver. A vileza é exaltada e o descaramento enaltecido. Valores morais de pureza e santidade são vistos como discurso retrógrado, ultrapassado, reacionário, castrador, preconceituoso. Sentimo-nos acuados e quase pedimos desculpas por buscarmos ser puros e santos. Tais posturas são vistas como anacrônicas, esdrúxulas e inadequadas. A vileza e a perversão são elevadas, exaltadas e reverenciadas na medida em que a pureza e santidade são escarnecidas.

Faça cessar o clamor angustiado por socorro devido a escassez ou ausência de pessoas piedosas. Levante-se, apresente-se e quebre tal clamor, vivendo como nos é requerido de modo “piedoso, sensato e justo” (Tito 2:12).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.