PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de novembro de 2017

APEGADOS À PALAVRA

ANO LXXV - Domingo, 12 de novembro de 2017 - Nº 3759

APEGADOS À PALAVRA

[...] Não ultrapasseis o que está escrito [...]” (I Coríntios 4: 6)


Certamente o apóstolo Paulo não nos fala sobre o aspecto da integridade moral e ética de honrar a palavra empenhada (coisa tão necessária em nossos dias). Seu foco e interesse se concentram na necessidade de vinculação de nossos atos, crenças, ensinos e costumes não ultrapassarem ao que se nos foi dado por Deus e está objetivado em Sua Palavra, ou seja, mantermo-nos ligados e vinculados ao que está escrito. A atenção de Paulo se prende ao risco de irmos além daquilo que temos nas Escrituras e que tais colocações conflitem ou, pior, invalidem aquilo que nos tem sido ensinado pela Palavra revelada e escrita. Nestes tempos de lembrança da Reforma e o “Só as Escrituras” torna-se muito importante a admoestação de Paulo.

No entanto, penso que, muitas vezes, no temor devido e próprio de não ‘ultrapassarmos’ aquilo que está escrito, temos ficado ‘aquém do que está escrito’. Em nosso meio protestante reformado (e vamos relembrar os 500 anos da Reforma) parece ser muito comum este erro, ou seja, não chegar ao que está escrito e ficar ‘policiando’ o que talvez tenha ultrapassado. Os dois modos de agir estão incorretos e fora do padrão de Deus. Nossa ortodoxia nos ‘empurra’ à preocupação com não excedermos ao limite imposto pela Palavra, o que é positivo, mas nos ‘engessa’ em uma postura impeditiva de chegarmos até onde nos é permitido, ficando muito abaixo do padrão de Deus estabelecido e determinado nas Escrituras. Assim, é comum vermos o zelo exacerbado (muitas vezes) em não ‘ultrapassar ao que está escrito’, mas a negligência, acomodação e satisfação em permanecer ‘sem atingir ao que está escrito’.

Com fidelidade mantenhamo-nos firmes em não ultrapassar e extrapolar ao que tem sido escrito para nosso ensino e edificação na Palavra, mas não negligenciemos aos privilégios e bênçãos do Senhor para nós devido a postura passiva e desidiosa e, como consequência, carentes, débeis, caquéticos e fracos aquém das riquezas que o Senhor nos tem feito conhecer e disponibilizado por meio do que registrou em Sua Palavra escrita. Não além, mas, jamais aquém do que está escrito. Amém.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.