PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de dezembro de 2017

MOTIVO DE ALEGRIA?

ANO LXXV - Domingo, 03 de dezembro de 2017 - Nº 3762

MOTIVO DE ALEGRIA?

Mais um ato terrorista. Mais outra vez centenas de pessoas (em princípio) inocentes são mortas de forma estúpida e brutal junto (ou dentro) de um local de orações. Na península do Sinai muçulmanos sufis foram alvo de grande barbárie e punidos por terem uma forma diferente de relacionar-se com “Alah”. A intolerância, a maldade, a desumanidade e a violência são manifestas nesta demonstração repulsiva de ataque covarde e abjeto.

Aqueles que perpetraram ato tão vil e degradante talvez estejam se gloriando e se alegrando na falsa ideia de haverem praticado um ato heroico e de grande valor aos “olhos de Deus”. Provavelmente estejam se enaltecendo e sendo enaltecidos por outros tantos correligionários que lá não estavam, mas apoiam tal atitude. As lágrimas, o choro e o pranto de outras centenas de familiares são sufocados ante os risos e brados de vitória dos que semearam tanta morte e destruição. Há os que lá não estavam e que se alegram com a dizimação destes ‘infiéis’, hereges e apóstatas e apoiam não ostensiva, mas secretamente, tais atos de violência contra estes ‘corruptores da verdadeira fé e do Islã’.

Minha pergunta, no entanto, não se refere aos partidários e seguidores de Muhamad (Maomé), mas a nós cristãos ao ouvirmos tal notícia e vermos as imagens de destruição. É possível que muitos tenham se ‘alegrado’ em ver tantos muçulmanos abatidos e eles ‘se matando entre si’. Talvez alguma forma de identificação com os que realizaram tal ato se expresse em nosso íntimo mais uma vez quando eles se ‘explodem entre eles’ e se diga: ‘ótimo não são cristãos’. Claro; não se faz tal declaração em público, na imprensa e nem com quem não seja ‘dos nossos’, mas entre nós há um sentimento de ‘serenidade’ ou, pelo menos, de indiferença já que são ‘muçulmanos’.

Profunda tristeza há no coração por tal forma de violência e intolerância independentemente de serem cristãos, muçulmanos, judeus, hindus, budistas, agnósticos ou ateus os alvos de tal expressão de barbárie. Neste caso não há motivo de alegria no coração dos que, de fato, amam a Deus e “desejam que os outros nos façam como fazemos a eles”.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.