PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de janeiro de 2017

PRÍNCIPE E GRANDE HOMEM

ANO LXXIV - Domingo, 15 de janeiro de 2017 - Nº 3716

PRÍNCIPE E GRANDE HOMEM

“Sabei que hoje caiu em Israel um príncipe e um grande homem” (2 Sm. 3:38)

O texto citado acima faz referência ao grande guerreiro e chefe dos exércitos de Israel nos dias dos reis Saul e Davi. Seu nome era Abner (filho de Ner) e suas façanhas nos campos de batalha foram registradas nas crônicas de Israel. Foi morto de forma traiçoeira por outro guerreiro chamado Joabe. O rei Davi reconhece a importância, valor e altivez de Abner e sobre ele afirma o que vemos no texto.

No domingo passado a IPVM viveu um momento em que presenciou o fato de haver “caído em Israel um príncipe e um grande homem”, nosso estimado e querido irmão diácono Sandro. Não foi morto por homem algum em uma emboscada ou traição, mas ceifado por este último inimigo que será vencido, a morte. Não era um príncipe no sentido do nascimento humano, nem tampouco no sentido da arrogância e empáfia encontradas em figuras “da nobreza humana”, mas certamente era, como filho do Rei, príncipe pela graça de Deus que o adotou como filho em Cristo Jesus, renascido na família real e, como tal, encarnando a humildade. Não era grande em estatura física (sempre rindo das brincadeiras que se fazia com ele por isso), mas sua estatura moral e espiritual dava a ele o privilégio de ser reconhecido e respeitado, de fato, como um grande homem, mesmo não sendo um homem grande.

Perda significativa para todos nós, o que lamentamos profundamente e, como no caso de Abner, houve muito choro, muita lágrima e pranto (versos 32 e 34). Ele (Sandro) cativou a todos nós com sua simpatia, sorriso e humor alegre, com sua solidariedade e espírito de serviço no exercício do diaconato e fora dele, pois não servia por causa do e nem pelo cargo que exercia. Sim; choro e lágrimas como poucas vezes vimos por aqui (idosos, jovens, adolescentes e liderança da Igreja), mas consolo e paz pelo Espírito Santo de Deus.

Não tenho dúvida de que aquilo dito acerca de Abner aplica-se plenamente ao nosso querido irmão em Cristo e zeloso diácono Sandro: “caiu em Israel um príncipe e um grande homem”. Glória, honra e louvor a Deus pela vida deste irmão a quem o Senhor chamou à Sua Presença.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.