PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de janeiro de 2017

ONTEM, HOJE E AMANHÃ

ANO LXXIV - Domingo, 01 de janeiro de 2017 - Nº 3714

ONTEM, HOJE E AMANHÃ
“Esquecendo-me do que para trás fica, prossigo para o alvo...” (Fp. 3:13)

O texto escrito pelo apóstolo Paulo e que encima esta meditação parece ter sido escrito na “virada” do ano. Aspectos que ele consegue encerrar em tão pequeno texto, levam-nos a pensar sobre como devemos tentar encarar nosso momento agora, ou seja, o findar de um ciclo e o dealbar de outro. Pensemos um pouco na perspectiva do texto.

1) Esquecer: Não é fácil algo desta forma. Sei que para muitos o ano de 2016 é, de fato, para se esquecer, tendo em vista tantas dificuldades e problemas que ele trouxe. Mas, esquecer no texto não diz que se trata “das coisas ruins”. Trata-se de superar o que fica para trás sejam boas ou más. Não podemos nos prender às ruins que passaram, e nem ficar atreladas às boas que, por sua vez, também já passaram. Nosso cérebro tem a capacidade de registrar e reter tudo o que nos alcança. Fica “registrado” e gravado. Não dá para “deletar” tais memórias. Mas, Paulo nos diz para não nos deixarmos prender por tal saudosismo romântico paralisante, ou em uma teia traumática de infortúnios que nos afoguem em mágoa, dor e sofrimento. Esquecer, aqui, não é “não lembrar”, mas não se deixar ficar “vivendo” destas e para as coisas que para trás ficaram. Ontem passou.

2) Planejar: Segue-se ao exercício do “esquecer” o planejar, ou seja, o estabelecimento de alvos e projetos a nos estimular, desafiar e mover. Paulo diz não podermos viver como que “dando murros no ar” (I Co.9:26), ou seja, apenas vivendo e “deixando a maré nos levar”. Claro que estabelecer metas e alvos e traçar modos de alcançar nem sempre é fácil ou realizável. No entanto o apóstolo fala de “alvo”, isto é, algo posto adiante dele e que deverá ser seu objetivo e propósito de ação. Não temos espaço para detalhar aspectos de tais alvos ou metas, mas eles devem ser razoáveis e possíveis, para não nos desestimularem. Hoje é agora, mas está passando.

3) Prosseguir: Agora o terceiro elemento, o prosseguir. Não parar ou estagnar na vida, mas enfrentar os desafios e desenvolver projetos para alcançar os alvos. Nada de imobilismo ou paralisação; mas dinâmica, caminhada, sequência. Dores, dificuldades, problemas, angústias, doenças são muitas coisas que se somam para nos fazerem parar e não seguir adiante. Mas, a Palavra de Deus nos diz que devemos “olhar firmemente para Jesus autor e consumador de nossa fé e corrermos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb. 12). Amanhã virá, com a graça de Deus, e será a conquista do prêmio. Amém.

Abençoado ano novo em Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.