PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de julho de 2016

PROVADO

ANO LXXIV - Domingo, 03 de julho de 2016 - Nº 3688

PROVADO

"[...] assim o homem é provado pelos louvores que recebe." (Pv. 27:21)

Faz-se comum ao ser humano pensar que a provação ocorre apenas em situações adversas, contrárias e difíceis. Evidente é o fato de que em tais circunstâncias, realmente somos provados e duramente provados. Mas, esquecemo-nos de que o teste, a provação e a luta ocorrem, também, no momento de vitórias, júbilo e, sobretudo, aplausos. Aliás, o escritor de Provérbios nos indica ser neste momento (de aprovação e elogio) nosso grande e dificultoso campo de batalha.

Não se pode negar a realidade de sermos provados e testados em tempos de aflição, dificuldades e lutas. Nestas ocasiões estamos atentos, buscamos com mais instância a graça e a misericórdia de Deus, achegamo-nos de forma mais intensa ao Senhor e nossa vida de comunhão com Ele se aprofunda e crescemos NEle. Por exemplo, Davi diz: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse teus decretos" (Salmo 119:71), realçando o aspecto positivo do momento de sua aflição.

No entanto, enquanto na tribulação nos pomos em vigilância e atenção, na hora do elogio, do aplauso e da ovação, somos, às vezes, sorrateiramente, tomados pela vaidade, pelo orgulho e jactância devido à ideia de nossa alta capacidade e potencialidade. É neste sentido a advertência do proverbialista de Israel, ou seja, o risco de ser dominado pelo orgulho, de ver-se como "superior" e esquecer-se de quem e "do que" realmente é. A pessoa depois atingir sua fama, após receber seus lauréis; em sequência à sua conquista dos aplausos e elogios humanos, tende a ver-se em condições "acima dos demais", a julgar-se superior, e a vaidade, nesse tempo, se apossa de sua alma. Daí esta séria, profunda e significativa advertência quanto aos louvores que recebemos. Eles não são ruins ou maus em si mesmos, sendo até desejáveis. Mas, cuidado, pois os aplausos podem tornar-se armadilhas terríveis a enredar o coração nas teias da sedução, da fama, do orgulho e da arrogância. A Deus todo louvor e elogio que se possa receber; esta é a melhor resposta para resistir à provação dos aplausos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.