PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de julho de 2016

ATLETA CRISTÃO

ANO LXXIV - Domingo, 31 de julho de 2016 - Nº 3692

ATLETA CRISTÃO
Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (I Co 9:25).

Nós, no Brasil, e grande parte do mundo, estamos voltando os olhos para o centro dos jogos olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro. O interesse comercial é imenso, o envolvimento político com seus dividendos é quase imensurável, além da vitrine para promoção da carreira no esporte, algo legítimo e justo. No entanto, não faz tanto tempo (2014), que hospedamos a Copa do Mundo de futebol e a euforia foi grande com as obras realizadas e o desenvolvimento que tudo aquilo traria na esfera da mobilidade urbana, aproveitamento dos espaços, incremento do esporte e tantas outras falas. Porém, qual foi efetivamente o “legado da copa”, além de dívidas e muitos “elefantes brancos”, inclusive na tão decantada “mobilidade urbana”?

O vexame já começou a partir das instalações com deficiências tremendas e baixo nível de acabamento, expondo de forma inequívoca a inépcia dos gestores ligados à execução das obras. As águas poluídas onde serão realizadas provas, cujas promessas de saneamento foram feitas, mas não cumpridas, entre outras coisas. Certamente haveremos de ouvir sobre os valores “propinados”, desviados e embolsados na realização destes tão festejados jogos olímpicos 2016 no Brasil.

O texto de Paulo fala de competição, esporte e desafio, usando como exemplo os atletas que se preparam e se condicionam para a disputa dos jogos. Esforços imensos, privações, longas horas de treinamento e condução do corpo quase ao seu limite por anos, com o propósito, diz Paulo, de alcançar os louros transitórios e corruptíveis de uma coroa terrena. A comparação conosco, na condição de cristãos, é clara e devemos, à exemplo dos atletas, dominarmos impulsos, paixões, com disciplina séria e constante, tendo como estímulo a coroa incorruptível reservada para os que “perseverarem até o fim”. O mesmo apóstolo fala que havia “completado a carreira” e agora restava receber a “coroa da justiça” que o “reto juiz” dará a todos que terminam assim sua carreira (2 Tm 4:7-8). Temos uma carreira proposta a nós, corramo-la com perseverança, tendo nossos olhos sempre fixados em Cristo Jesus, nosso senhor, em quem “somos mais que vencedores” (Rm 8:37).

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.