PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de junho de 2016

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

ANO LXXIV - Domingo, 05 de junho de 2016 - Nº 3684

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

As notícias veiculadas em programas de reportagem policial vão se tornando cada vez mais comuns e nos trazem certa aversão e repulsa. Há um sensacionalismo e, parece-me, até certa exploração do infortúnio dos que foram vitimados pelos criminosos. Mas, não podemos deixar de compreender que tais notícias (mesmo com a exploração comercial e emocional) oferecem um vislumbre sombrio do que tem envolvido nossas cidades brasileiras, seja no interior do Piauí ou na capital carioca, nas metrópoles ou pequenas cidades interioranas.

Notícias de crimes contra a mulher. Violência sexual, abuso, estupro, espancamento, assassinato por maridos, companheiros ou “ex-parceiros”. Tudo isto vai atingindo a raia do inimaginável e do imponderável. As medidas existentes em lei devem ser aplicadas com rigor na tentativa de coibir tais situações de abuso e desrespeito. No entanto, ainda há muito preconceito e a ideia preconcebida de que “se houve agressão, foi porque fizeram por merecer”. Isso não pode ser usado como argumento para diminuir a rudeza dos fatos e minorar a responsabilidade dos seus praticantes. Ninguém, neste particular, merece ser violentada ou violentado.

Estamos nós, cristãos evangélicos, fora de tal estatística infeliz e miserável? Não me refiro ao fato de não estarem as mulheres cristãs sujeitas a ataques perpetrados por indivíduos fora de seus contatos e relacionamentos. Refiro-me à incidência de maior índice, ou seja, a violência doméstica. Há muitos casos em nosso meio (“cristão”), mas que não são apresentados por constrangimento ou medo do “escândalo”. Maridos “cristãos” que ofendem verbal, psicológica e fisicamente a esposa, afrontando não só as leis civis de nosso país, mas insurgindo-se contra as diretrizes bíblicas, tornando-se incursos na ação judicatória de Deus em Sua disciplina e justiça. A manifestação de violência doméstica não é questão “entre marido e mulher”, mas de postura cristã quanto à disciplina e repreensão a tais comportamentos, e isso a bem do Nome de Cristo e glória de Deus. O fim da violência em geral, e contra a mulher em particular, começa em casa e cabe a nós darmos o exemplo. Deus nos ajude e guarde.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.