PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de junho de 2016

DOMÍNIO E GOVERNO

ANO LXXIV - Domingo, 12 de junho de 2016 - Nº 3685

DOMÍNIO E GOVERNO
“[...] e tiveres conhecido que o céu domina.” (Daniel 4:26 b).

O governo mundial estava sob a voz de Nabucodonosor, o grande dominador babilônico, cujo império e domínio se estendiam por todo o mundo conhecido de então. Não havia povo que não lhe estivesse submetido, não havia lugar onde seu nome não fosse reverenciado e temido. No entanto, o profeta de Deus fala ao todo poderoso rei de Babilônia: “o céu domina”. O rei ficaria enfermo e perderia o juízo (comeria capim como os animais) e só voltaria ao seu juízo por determinação do Deus Supremo Iavé. Assim foi para que o rei soubesse que, de fato, quem reina, domina ou governa “é o céu”.

Isso é muito fácil de falar e até de se entender quando se tem a concepção de fé acerca do Deus Soberano revelado na Bíblia. No entanto, torna-se profundamente difícil e dramático admitir tal verdade quando, mesmo para nós cristãos regenerados, somos atingidos por circunstâncias dramáticas ou traumáticas da doença terminal, da morte que ceifa sem piedade filhos e netos pelo método da violência das armas ou da corrosão da enfermidade. Situações de profundo luto, angústia, aflição, tribulação, provação e privação nos sacodem violentamente. Como “o céu domina?” Não é possível! Vemos tanta destruição, violência, crimes hediondos (há algum que não seja?) e tudo isso nos leva a indagar: será que o céu domina? Ouvimos e vemos (próximos a nós) tanta mazela moral, tanto descaramento, tanta corrupção, tanta lama e sujeira patrocinados por aqueles que “detêm o poder”. Testemunhamos criança de 10 anos atirando em policiais ou estes atirando naquela (se assim foi) sem que houvesse aquela efetuado disparo contra eles. Por isso indagamos: será que o céu domina mesmo?

“O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (AP.11:15). Essa é a certeza que estabiliza nosso coração crente, esta convicção faz firme nossa alma, essa esperança acalenta nosso espírito e nos inspira e estimula a não soçobrarmos, desesperarmo-nos ou tornarmo-nos cínicos. Aleluia por continuarmos crendo que, de fato, “o céu domina”.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.