PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de abril de 2016

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

ANO LXXIII - Domingo, 24 de abril de 2016 - Nº 3678

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Muitos, entre nós, pararam para assistir a votação relativa ao processo de impedimento da senhora presidente da República. Os pronunciamentos foram do hilário ao ameaçador, do jocoso ao sério, do descontraído ao tenso, do meritório ao “familiar”, do respeitoso ao ofensivo. Claro que nos indignamos com alguns (apologia à tortura) e ofensa covarde e desonrosa (com cusparada no rosto de alguém), mas o sentido predominante foi de estarrecimento e perplexidade. Dezenas e dezenas de “ilustres desconhecidos” que fazem e promulgam nossas leis. No entanto, em uma democracia representativa a “casa legislativa” deve representar ou refletir a própria essência da sociedade. Aí nosso horror se apresenta. Aquilo é nossa sociedade? Está, de fato, mais para retrato ou para caricatura?

Isso nos deve levar a refletir sobre a situação em que nos encontramos como nação política e uma república. Todos os que lá estão foram legitimamente eleitos pelo povo. Não se trata de competência por aprovação em concurso público, não se trata de mérito pessoal e desempenho por causa de “notório saber” capacitante para o exercício do mandato político. Trata-se da escolha do povo devido à simpatia ou identificação com aspectos pessoais ou oligárquicos (de grupos). São “representantes do povo”, mas um povo “setorizado”, sindicalizado, segmentado e com defesa de interesses de tais segmentos ou grupos. Daí vemos a fala “pelos corretores do Brasil”, pelos “aposentados”, pelos “militares”, pela “minha família”, pelos “isto” e pelos “aquilo”. Isto é um “ato falho” que aponta para o fato de não verem além de tal horizonte restrito de seus interesses. É lamentável, mas é o que temos, e o temos porque o escolhemos.

Outras eleições virão. Mudará alguma coisa? Talvez não. Mas, espero que sim. A necessidade de voto criterioso e consciente se faz necessária. Chega de “profissionalismo político”, que não passa de “fisiologismo pessoal”. Tal postura deve começar perto de nós na câmara de vereadores, na prefeitura e ascendendo para as esferas mais altas do poder e da pirâmide política. Precisamos orar com instância por esta Pátria (não apenas pedir misericórdia e viver duvidosamente) e clamar a Deus por mudanças, mas sermos agentes de tais mudanças com “temor e tremor”na dependência da graça de Deus e na escolha sensata e prudente de nossos legisladores e executivos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.