PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de abril de 2016

COMPROMISSO CRISTÃO ACIMA DE TUDO E ANTES DE QUALQUER COISA

ANO LXXIII - Domingo, 17 de abril de 2016 - Nº 3677

COMPROMISSO CRISTÃO ACIMA DE TUDO E ANTES DE QUALQUER COISA

O dia de hoje promete ser tenso e intenso na vida nacional. Temos sido, nestes últimos dias, bombardeados constantemente com notícias envolvendo os aspectos políticos de nosso país. As mídias não param de tratar o assunto (vivem disto) e nos levam a focar permanentemente no tema, como se outras coisas não estivessem acontecendo. A votação na Câmara Federal em relação ao impedimento ou não da presidente acontecerá. Qual o resultado?

Na verdade não importa em termos de nosso compromisso de testemunho cristão. Certamente haverá manifestações públicas, independentemente do resultado, o que é natural, normal e, até mesmo, esperado em uma democracia. Todos têm o direito de se manifestar e expressar sua satisfação ou insatisfação pelo resultado verificado. Não é diferente entre nós cristãos protestantes. No entanto, temos a obrigação do compromisso ético pelo respeito à posição contrária, pelo direito de alguém discordar da posição por mim adotada. A intolerância (de qualquer parte) ligada à violência é inadmissível para aquele(a) que tem sobre si o alto privilégio do nome de cristão. Temos que honrar tal condição e demonstrar o respeito e tolerância com o que pensa e se expressa diferentemente de mim.

A possibilidade de conflitos, embates e choques violentos entre partidários de posições diferentes é muito grande no dia de hoje. Minha palavra é de não sermos insufladores ou provocadores de tais formas de manifestação. Expressemos pacífica e ordeiramente nossos sentimentos e posições, respeitando aqueles(as) que divergem de nós. Calma, serenidade e tolerância é o que se espera de quem conhece a Jesus Cristo e O ama e segue, demonstrando seu compromisso de fé por meio de obras dignas do Nome DEle, pois “a fé se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2:17). Como pastor, portanto, peço e oriento aos que resolverem manifestar publicamente sua posição em relação ao resultado da votação, que o façam evitando o antagonismo ofensivo, a truculência, o rancor e, sobretudo, a violência. “Procurai a paz da cidade [...]” (Jeremias 29:7). O Senhor nos abençoe e nos dê a paz.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.