PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de dezembro de 2015

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

ANO LXXIII - Domingo, 20 de dezembro de 2015 - Nº 3660

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

De maneira simples e objetiva, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Todavia, tal afirmação não é suficiente para se captar o verdadeiro sentido do Natal. Precisamos compreender a natureza e o significado de tal nascimento. Primeiro é preciso compreender que quando Jesus nasceu algo tremendamente maravilhoso aconteceu: Deus se fez homem e nos visitou. No dia 20 julho de 1969 o mundo assistiu, maravilhado, o primeiro homem pisar na lua. Foi um feito tão incrível que muitos tiveram dificuldades de acreditar que o homem tivesse mesmo pisado na lua. Mas no Natal nós comemoramos um acontecimento muitíssimo mais impressionante. No natal nós comemoramos o fato de que Deus mesmo, o Criador do universo, pisou na terra.

Além disso, Ele nos visitou com o propósito deliberado de redimir a humanidade. A narrativa bíblica aponta para a natureza extraordinária do nascimento de Jesus Cristo. Ele nasceu de uma virgem. Portanto, Jesus Cristo veio a este mundo por meio de um milagre biológico. Este fato aponta para o paralelo existente entre Adão e Jesus Cristo. Todas as pessoas nascidas no mundo nascem de maneira ordinária, do concurso de um pai e de uma mãe. As duas exceções são Adão e Jesus Cristo. Ambos entraram na história de maneira extraordinária. Ao criar Adão, de maneira extraordinária, Deus deu início à humanidade, que posteriormente foi corrompida pelo pecado. E todos que nasceram a partir de Adão nasceram para o pecado e para a morte. Mas lá em Belém, por meio do nascimento extraordinário de Jesus Cristo, Deus começou um projeto novo que a Bíblia chama de nova aliança, por meio da qual uma nova humanidade veio à existência.

Por meio de Jesus Cristo, Deus tomou a nossa humanidade pecadora e a matou na cruz do Calvário. Mas ao terceiro dia Jesus Cristo ressuscitou trazendo à existência uma nova humanidade. E aqueles que creem em Cristo, são novas criaturas e membros desta nova humanidade. Por meio de Jesus Cristo eles são nascidos de novo para a justiça e para a vida eterna. Deste modo, o nascimento de Jesus Cristo é parte da história da redenção da humanidade; é parte do milagre de um novo começo, do milagre de uma nova criação, do milagre do surgimento de uma nova humanidade. Em Jesus e por meio dele, tudo se faz novo. Este é o sentido do Natal.

Rev. Paulo Ribeiro Fontes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.