PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de dezembro de 2015

LEMBRANÇA E ESPERANÇA

ANO LXXIII - Domingo, 27 de dezembro de 2015 - Nº 3661

LEMBRANÇA E ESPERANÇA
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.  (Lamentações 3:21)

Estava com 11 anos de idade e o ano era 1968. Não me lembro de quase nada deste momento, mas sei que ficou conhecido como “o ano que nunca acabou”. Tempos de intensos protestos estudantis (sobretudo) no mundo livre e que atingiram o Brasil. A repressão veio logo a seguir. Para algumas pessoas existem anos que parecem não acabar nunca. Talvez alguém deseje que não acabe por estar tão tranquilo e bom, mas, para outros, torna-se angustiante por não acabar e fazer conservar tanta dificuldade e problema.

Confesso que estou desejoso de ver este ano acabar logo, pois o estou sentindo muito “pesado”, denso e difícil. Talvez seja o cansaço normal e a demanda por algum descanso e férias. Talvez se deva ao quadro político e da economia do país que inspiram certa apreensão, dúvida e temor. De um modo ou outro o que percebo é que muita gente deseja que o ano termine e outro se inicie logo, pois poderá ser que o “mudar de ano” mude, para melhor, a situação. Não me parece ser algo que aconteça pelo simples fato da “virada do calendário”.

O profeta fala sobre “trazer à memória o que pode dar esperança”. Claro que fala de lembrar, o que indica acerca de algo passado e vivido. De fato, ao olharmos para trás vemos tantas coisas que o Senhor fez e realizou de bom em nosso viver, que tais coisas devem ser sempre lembradas, pois renovam nossa esperança na graça, bondade e misericórdia do Senhor. Isso é tão verdade que no versículo seguinte o profeta diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”. Oh glória.

A mudança do calendário não resolverá os problemas, mas nesse novo ano enchamos nossa mente com as verdades maravilhosas que nos podem dar esperança, alegria e paz, vivendo as promessas grandiosas de Deus para nós em sua Palavra.

Novo ano feliz e abençoado com memórias do que nos dê esperança, alegria e paz.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.