PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de novembro de 2015

LEMBRANÇAS E SAUDADES

ANO LXXIII - Domingo, 01 de novembro de 2015 - Nº 3653

LEMBRANÇAS E SAUDADES

Mais uma vez se avizinha o feriado chamado de “Finados” devido à lembrança com relação aos mortos e as homenagens que lhes são prestadas. Os cemitérios ficam cheios de parentes daqueles que ali estão sepultados. As floriculturas e vendedores ambulantes faturam bastante na exploração de tal sentimento com a venda de flores; igrejas se mobilizam para levar folhetos (alguns de conteúdo questionável no contexto) de caráter ou de expressão de consolo e alento e distribuí-los entre os que ali se encontram homenageando seus mortos.

Claro que os sentimentos ali manifestos são de tristeza pela perda e de saudade pela ausência, com mescla de lembranças boas e agradáveis dos momentos que viveram juntos com alegria e paz, desfrutando da companhia uns dos outros. Agora os vínculos são mantidos apenas na memória e na esfera da recordação, visto que a presença física se torna impossível pela imposição feita pela atuação inexorável da morte, trazendo consigo o peso esmagador do sentimento de saudade e tristeza por não mais estarem aqui.

Não sou muito dado a fazer isso, confesso. Tenho meus pais já falecidos, sogro e sogra, uma de minhas irmãs recentemente falecida e outros familiares (não tão próximos) na mesma situação, mas não os “visito” nas necrópoles onde estão sepultados. Minha homenagem lhes é prestada no recesso do coração. Pude tratá-los com carinho, amor e apreço durante a vida, e agora já não podem mais receber flores (poderiam enquanto vivos – isso foi feito?) ou qualquer outra forma de homenagem da qual participem e a qual possam efetivamente responder. Não deixem para oferecer flores a seus familiares depois que morrerem no “Dia de Finados”, façam isso durante o “Dia dos Viventes”, que é hoje; nesse tempo em que estão juntos, caminhando lado a lado, sofrendo as dificuldades juntos, experimentando as alegrias juntos, assentados juntos para desfrutar das refeições. Agora é tempo e é hora de celebrar junto deles e com eles, já depois (no “Dia de Finados”) só haverá lembranças e saudades.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.