PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de novembro de 2015

DAVI E AS CINCO PEDRAS

ANO LXXIII - Domingo, 08 de novembro de 2015 - Nº 3654

DAVI E AS CINCO PEDRAS

“[...] Davi escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro [...].”

A passagem citada acima nos apresenta o momento anterior ao encontro do jovem pastor de ovelhas Davi com o forte e robusto guerreiro Golias, medindo seus 2 metros e 20 centímetros de altura aproximadamente, com sua armadura de quase setenta quilos e a ponta da lança pesando perto de 3 quilos. A desproporção é imensa e o desequilíbrio evidente e constrangedor. Mas, o jovem se dispôs a enfrentar o duelista filisteu.

A pergunta que me faço (e já a fiz algumas vezes) é o motivo de Davi haver tomado para si 5 (cinco) pedras bem escolhidas e levar consigo para aquele embate. Se ele tinha consciência (e fé) que Javé, o Senhor dos exércitos, lhe daria a vitória sobre aquele imenso guerreiro, por que motivo levou cinco pedras e não apenas uma? Uma única pedra seria suficiente (como foi) para derrubar o “gigante”, pois não seria a pedra (ou armas de Davi), mas o Senhor que derrubaria aquele combatente arrogante. Faltou fé em Davi e por isso levou mais de uma? Na verdade; não sei. Não há explicação do motivo pelo qual ele agiu desta forma. O registro é feito com objetividade e concisão, sem dar explicação alguma sobre tal atitude.

Em termos devocionais (já não sei quantas vezes li esta passagem) penso na proposta da previdência. Não se diz que Deus havia dito a Davi para pegar apenas uma pedra, tendo ele, por incredulidade, apanhado cinco. Davi não desobedeceu ao Senhor, nem demonstrou incredulidade; apenas foi previdente, embora confiante. Ele disse: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão” com convicção da ação de Deus em abater o combatente filisteu. Mas, previdentemente tomou para si mais de uma pedra, pois havia o escudeiro do desafiante, poderia haver algum problema e ele (Davi) errar a primeira pedrada, ou não ser ela suficiente para derrubar alguém de tão avantajado físico. Assim, o que leio é a boa lição da previdência pela qual devo tomar cuidados próprios e adequados para não gerar uma situação de “tentar a Deus” com atos descabidos e inconsequentes. É preciso “reforçar as trancas das portas” muitas vezes, embora saibamos que se “o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela”. Em tempos de crise (como enfrentado por Davi) a confiança no Senhor deve estar aliada à nossa previdência sem tomarmos atitudes impróprias e inadequadas, baseados apenas na premissa de que “Deus toma conta”. Leve cinco pedras, mesmo que precise usar, no momento, apenas uma.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.