PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de novembro de 2015

CASA FIRME

ANO LXXIII - Domingo, 15 de novembro de 2015 - Nº 3655

CASA FIRME
[...] pois, de fato, o Senhor te fará casa firme [...]” (I Samuel 25:28).

O texto citado acima se refere ao encontro de Abigail com Davi, quando ela impede que houvesse a morte de seu marido Nabal e muitos de seus empregados por Davi e seus homens nas regiões do Carmelo.

O texto não diz respeito à profecia ou promessa do Senhor a Davi sobre o “trono de Israel”, o qual seria mantido para sempre com descendente de Davi, tendo seu cumprimento em Cristo, como descendente da Cada de Davi e sendo o Rei de Israel em sentido espiritual e eterno. A afirmação não tem, portanto, caráter profético como promessa do Senhor, mas, apenas uma expressão de desejo por parte de Abigail e expressando desculpas pela atitude impensada do marido.

Ao lermos a expressão, parece tratar-se de uma afirmação divina para a família de Davi, no sentido de ser ela (família) inabalável ou de firmeza jamais atingida, caminhando e existindo sem qualquer forma de abalo ou derrocada. Mesmo que haja até igrejas com esse nome (“Casa firme”), o texto não oferece base para sustentar a ideia da intangibilidade ou inatingibilidade da família do rei Davi. Prova disso é que se tal fosse a ideia, a profecia teria caído no vazio sem se cumprir pelo fato de que a família de Davi foi um acúmulo de abalos e até ruínas. Vejamos: Incesto de Amnon com Tamar. Morte de Amnon por Absalão. Rebelião de Absalão contra seu pai Davi, levando à deposição do trono, fuga e exílio por parte de Davi. Intriga entre Adonias e Salomão com relação à sucessão. Eliminação e morte de Adonias por Salomão para garantia de permanência no trono. Se “casa firme” significa que os filhos seriam servos fiéis e não haveria distúrbios, então é uma grande mentira.

Claro que precisamos ter “Casa Firme” e devemos buscar alicerçá-la na Rocha Eterna, Cristo Jesus, mas não pensarmos que tal fato significa isenção de aflições, lutas, angústias e problemas. A responsabilidade é dos pais em fazer os filhos andarem no caminho do Senhor, orar com e por eles e dar-lhes exemplo de vida cristã piedosa, nutrindo no seio do lar a vida espiritual profunda em harmonia com a vida fora das paredes da casa, sem dicotomia e hipocrisia: “um dentro de casa e outro fora dela”. Se vocês (pai e mãe) cumpriram com fidelidade os votos feitos ao apresentarem os filhos ao batismo, se vocês foram exemplos de vida cristã sem falsidade, duplicidade ou hipocrisia, não devem se “culpar”, penalizar ou recriminar, pois não será requerido de vocês o que é devido por seus filhos. Continuemos orando e perseverando no Senhor para que nos seja dada “casa firme”.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.