PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de agosto de 2015

PARABÉNS PAPAIS

ANO LXXIII - Domingo, 09 de agosto de 2015 - Nº 3641

PARABÉNS PAPAIS

É possível encontrar indicações de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás. Certo jovem por nome Elmesu confeccionou um cartão de argila para seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e vida longa e feliz. Já com registros mais recentes, nos Estados Unidos, no ano de 1909 a jovem Sonora Louise Smart Dodd homenageou seu pai em determinado dia por causa da admiração que sentia por ele, cujo nome era William Jackson Smart. O dia escolhido e instituído foi o do aniversário dele, ou seja, 19 de junho. Houve grande interesse pela data e a celebração logo se estendeu ao estado onde morava a jovem (Washington) e por todos os Estados Unidos da América do Norte. A “oficialização” do dia dos pais se deu em 1972, por Richard Nixon.

Em terras brasileiras indica-se o publicitário Sylvio Bhering como responsável pela implantação de tal dia em 1953, com a data ligada ao aniversário de seu pai. Tanto lá como aqui a data passou a ter caráter comercial e com a comum exploração por esse segmento da vida econômica do país.

Mesmo com a comercialização evidente, não podemos esquecer o fato da necessidade de homenagearmos a figura paterna. Claro que há muitos que aviltam tal figura com uma postura distorcida e corrompida da paternidade. Há pessoas que apresentam dificuldade em dirigir-se a Deus como Pai, devido ao fato de que a figura paterna que têm é de um “monstro”, sendo violento, intemperante, abusador, péssimo marido, corrupto, beberrão e outros comportamentos igualmente reprováveis. Porém, o comum é que o pai seja aquele individuo que represente segurança, amparo, apoio, firmeza, uma espécie de porto seguro, como a figura bíblica mais comum aplicada a Deus, ou seja, a figura de Pai.

Nesse dia, caso você ainda o tenha e possa (esteja perto ou presente), dê um forte abraço em seu pai e um beijo carinhoso. Mande-lhe uma mensagem de estímulo e gratidão pela vida dele. Não é preciso presente, é preciso que você esteja presente.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.