PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de agosto de 2015

DE DOZE EM DOZE

ANO LXXIII - Domingo, 23 de agosto de 2015 - Nº 3643

DE DOZE EM DOZE

“Desde 1995, Portas Abertas acompanha o desenvolvimento espiritual e as necessidades da igreja vietnamita, Seu primeiro projeto no país foi um curso bíblico para os líderes cristãos em regiões tribais, chamado Seminário Galileia.

Trata-se de um curso itinerante ministrado em diversas regiões do país por ex-alunos. Cada turma possui, no máximo doze alunos, para não chamar atenção. As aulas acontecem de noite, em casas, e tanto alunos como professores entram de fininho no local.

Assim, doze em doze, a cada ano são treinados mais de mil cristãos tribais do Vietnã. Cada um deles, por sua vez, repassa o conteúdo que aprendeu a outros irmãos de sua igreja. Desde 1995, mais de 300 igrejas foram plantadas por ex-alunos do Sem. Galileia em todo o país.

Um desses alunos é o pastor Huu (edição de janeiro da Revista Portas Abertas). Ele se formou na primeira turma e usa o curso até hoje em sua igreja. Huu diz que o seminário ajudou sua igreja a crescer espiritualmente. “Tudo o que os membros de nossa igreja fazem está baseado no que aprenderam sobre Cristo com o Seminário. É o nosso fundamento. Meu sonho é abrir uma escola de verdade aqui, para ensinar as lições do Sem. Galileia. Não apenas uma classe, mas várias turmas estudando ao mesmo tempo”.

Atualmente, no fundo da casa de Huu há um casebre de madeira que acomoda os cultos da sua igreja e turmas do Seminário.

Ele, que já foi preso duas vezes por causa de sua fé em Cristo, sabe que é o conhecimento da Palavra – as promessas, as ordenanças e os ensinamentos de Deus – que mantém um cristão firme perante os momentos decisivos da vida, seja numa prisão, seja numa celebração de ano novo com a família.

Para Huu, isso é tão importante que ele e sua esposa têm treinado irmãos que vivem no Camboja, um país vizinho. “Eles vêm uma vez por semana para ter as aulas. O transporte é muito difícil. Alguns vêm de bicicleta, pedalam cerca de 100 km para chegar até aqui. Ore pela proteção e pela saúde deles”, pede Nguyet, esposa de Huu.

O pedido que Huu e seus irmãos fazem hoje não é pelo fim da perseguição nem pelo reconhecimento do cristianismo por parte do governo. O que desejam é uma Igreja firme em suas convicções, incapaz de ser abalada por tradições ou ameaças.

Você consegue imaginar que impacto uma igreja dessa pode ter na sociedade?

Portas Abertas

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.