PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de maio de 2015

NEPAL

ANO LXXII - Domingo, 03 de maio de 2015 - Nº 3627

NEPAL

Mais um fenômeno natural atinge uma população humana, causando danos irreparáveis em termos de vidas. O Nepal está no centro (pelo menos por algum tempo) dos noticiários em todo o mundo, devido ao terremoto que causou tantos prejuízos e destruição. Fala-se em 10 mil mortos, em 300 mil feridos. Os números são alarmantes e assustadores. A mobilização é mundial no sentido de socorro e ajuda aos que foram atingidos por tal catástrofe.

Não se deve ficar perguntando por que isso aconteceu. Sabemos a resposta à luz das Escrituras Sagradas judaico-cristãs, ou seja, o pecado gerou tais transformações, trazendo à natureza a mudança que podemos ver e experimentar (tufões, terremotos, maremotos, ciclones, tornados, furações, vulcões), apesar de conservar muito da beleza original nas matas, flores, mares e montanhas. A natureza também foi atingida pelo pecado humano e viu-se, em muito, corrompida. Os resultados são essas manifestações que geram tanta morte, dor e sofrimento entre nós, seres humanos.

Não se deve pensar que tal ou qual país seja melhor ou pior que outro e merecedor de tal manifestação da natureza pelo fato de não ser “cristão”. Não podemos associar tal ocorrência ao fato de haver lá milhares de templos budistas ou hinduístas e ver isso como “punição de Deus” à idolatria. Muitos que assim pensam o fazem de forma leviana. O pecado humano está presente em todo lugar, e se Deus fosse punir com tragédias tal fato, nenhum país estaria isento e livre de tais ocorrências trágicas. O Nepal, como qualquer outro país, está sujeito a catástrofes, não por causa de sua religião, mas devido ao que o pecado gerou na natureza.

A nós cristãos cumpre-nos mostrar e manifestar solidariedade aos que sofrem. Oferecer alguma forma de ajuda, socorro e amparo a esses que se acham afligidos e atingidos por tão grande sofrimento e dor. Há missionários cristãos brasileiros que estão entre os atingidos, estão lá realizando a Obra do Senhor e agora necessitam de mais suporte de nossa parte no propósito de amenizar sua dor e aflição. Ore e se envolva no socorro aos atingidos no Nepal (ou em Xanxerê, ou em Salvador) de forma adequada e própria por meio de instituições que, de fato, prestam socorro aos aflitos, angustiados e atingidos. Busque informações sobre como ajudar e exerça o cristianismo socorrendo e orando, sem críticas ou juízo temerário religioso sobre país, estado, região ou pessoas.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.