PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de maio de 2015

LEMBRAR E ESQUECER

ANO LXXII - Domingo, 17 de maio de 2015 - Nº 3629

LEMBRAR E ESQUECER

Lembrança e esquecimento são duas realidades que nos acompanham em nossa jornada como seres humanos. Quando nossa memória está ativa e em exercício nos orgulhamos, devido ao fato de nos lembrarmos do que lemos, estudamos e vimos; o que nos dá certo “status” e ajuda na obtenção de aprovação em testes, provas, concursos e outros. Mas, é comum que, com o passar dos anos, comecemos vivenciar uma situação de esquecimentos, ou seja, nossa memória vai se perdendo e não temos mais a capacidade de exercitarmos tal faculdade. É o processo de lembrar e esquecer.

Há, na Bíblia, uma situação em que vemos a exigência de lembrar e esquecer colocadas como diretriz para nossa existência, mas em aparente conflito ou contradição: “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade...” (Isaías 46:9) e “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” (Isaías 43:18). Que fazer, ou como entender?

De fato, precisamos levar em conta as duas situações e as exercitarmos em nossa vida, sem qualquer contradição. Devemos ter em nossa mente o que vivemos no passado, nossas experiências, lutas, vitórias e demais situações, com respeito e carinho por nossa história pessoal e comunitária, mas, não devemos ficar presos a elas, fazendo de nossa vida “um álbum de fotografias do ontem”. Por outro lado, não podemos nos esquecer de nossas raízes, tradições e das mesmas experiências citadas acima, como se não tivessem importância, valor ou significado. A lembrança deve e tem que existir, mas não como uma prisão a nos atar ao passado sem gerar desafios ou progresso no presente.

A IPVM alcança 73 anos de organização. Muita realização, progresso, crescimento e desenvolvimento. Não podemos, como Igreja, nos deixar fixar no passado (como sendo “os bons tempos”) e deixar de seguir. Por outro lado, não podemos seguir e esquecer o legado a nós deixado por aqueles que, pela graça de Deus, fizeram com que a IPVM chegasse até aqui.

Desse modo, sem contradição, é preciso lembrar e esquecer. Que nós, Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, assim façamos tendo consciência de nosso passado abençoado (lembrar), mas olhando para o “que diante de nós está” sem fixação no passado (esquecer), promovendo a glória de Deus, a salvação de vidas e a edificação dos santos.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.