PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de abril de 2015

RESSURREIÇÃO

ANO LXXII - Domingo, 05 de abril de 2015 - Nº 3623

RESSURREIÇÃO
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a vossa fé” (I Coríntios 15:14)

Estamos no tempo do calendário litúrgico da Paixão de Cristo, comumente chamado de Páscoa. É tempo de relembrarmos o evento de maior relevância no cristianismo, o qual ocupa a atenção nas páginas do Novo Testamento como fato central de nossa fé, ou seja, a ressurreição física e gloriosa de nosso senhor Jesus Cristo.

Não se trata apenas de “voltar à vida” como no caso de Lázaro, do filho da viúva da cidade de Naim, ou da filha de Jairo. Esses, embora tenham sido ressuscitados, apenas voltaram à vida e morreram posteriormente. Nós celebramos o fato de que não somente voltaremos a viver, mas seremos revestidos de toda a glória e majestade, participando com Cristo de todo o esplendor e vitória, sendo coerdeiros de todas as coisas e reinando com Ele e por meio DEle.

Alguns se equivocam pensando que apenas os justos ressuscitarão. Não. Essa é uma realidade que alcançará a todos (justos e injustos), porém os justos terão vida eterna, enquanto os ímpios experimentarão sofrimento eterno. A ressurreição, ao contrário do que muitos pensam, é física e não espiritual, no sentido de meu espírito voltar à vida. O espírito é imperecível ou imortal, portanto a ressurreição diz respeito ao meu corpo, o qual será revestido de incorruptibilidade e imortalidade não experimentando nunca mais a morte.

Aspecto importante é notar que tal ensino é fundamental ao cristianismo. Isso o torna distinto, por exemplo, de toda e qualquer religião ou filosofia que sustente a reencarnação. Os que são partidários do reencarnacionismo não podem ser (na esfera teológica e lógica) chamados cristãos, pois terão que rejeitar a verdade da ressurreição física como ensinada na Bíblia. Assim, relembremos que esse tempo é tempo de ressurreição. Digamos como diziam os cristãos primitivos: Aleluia: Jesus ressuscitou.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.