PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de abril de 2015

EXPECTATIVAS DO DIACONATO

ANO LXXII - Domingo, 12 de abril de 2015 - Nº 3624

EXPECTATIVAS DO DIACONATO

Expectativas são complicadas. Elas podem surpreender, ou, como na maioria das vezes, decepcionar, e isso acontece por vários motivos. Primeiro, porque aquele que a cria pode tê-la elevado a um nível que jamais será alcançado, trazendo assim a decepção. Segundo, porque aquele que a expecta também possui uma visão particular da realidade, podendo em determinado momento estar muito equivocado sobre sua esperança. Por isso, as expectativas sobre o diaconato precisam ser expostas por aquele que conhece as limitações humanas e pode com realidade defini-las.

Hoje, elegeremos em nossa igreja sete diáconos; homens que foram indicados pela própria comunidade para concorrer, homens pecadores, com limitações, justificados por Cristo, para servir à Igreja nesta igreja. Muitas são as expectativas sobre eles, mas quantas de fato devem ser nutridas e expectadas?

Segundo o Apóstolo Paulo, as expectativas sobre os diáconos são as seguintes: “quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato... O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” (1 Tm 3.9-10,12-13)

Esse é o parâmetro de avaliação e as expectativas que devem ser analisados. Portanto, não cabe propaganda política, não cabe fofoca, não cabem falsas expectativas baseadas em interesses pessoais. Cabe a oração e a avaliação, segundo o que está registrado nas Escrituras. Assim clamamos para que Deus ilumine a cada um de nós, para elegermos homens que estejam alinhados com essas qualificações para servirem à nossa comunidade, para honra e glória a Deus.

Fazendo isso, o texto garante a eles, os diáconos, uma bela promessa “Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.” (1 Tm 3.13)

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.