PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de abril de 2015

COROA DE HONRA E CAMINHO DE JUSTIÇA

ANO LXXII - Domingo 19 de abril de 2015 - Nº 3625

COROA DE HONRA E CAMINHO DE JUSTIÇA

“Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça” (Pv. 16:31)

O livro de Provérbios é muito prático e traz uma profunda inspiração pelos ditos simples, mas muitíssimo significativos para nossa vida. Os assuntos são muito variados, mas sempre com um tom bem prático e vivencial. O tema das cãs (cabelos brancos) está presente em vários versículos desse livro e apresentam muita inspiração aos que já estão com a cabeça a branquear. Óbvio que o dito aqui não é apenas para os que já estão encanecidos, mas para os que virão a ficar no dia de amanhã.

No verso transcrito fica claro que os cabelos brancos, em si mesmos, não representam algo de especial com relação à sabedoria, conduta, ética ou honra. As cãs sozinhas não são mais que coloração própria do cabelo de quem já está caminhando para a velhice ou já chegou nela. O que torna as cãs honrosas é o fato de estarem (se acharem) no caminho da justiça. Em outras palavras: há muitos velhos (cabelos brancos) maus, levianos, ímpios, corruptos. Estamos vendo isso em nosso país com um grande número de envolvidos nos escândalos de corrupção em vários setores. Juízes, advogados, médicos, empresários, policiais civis e militares, políticos, sendo muitos deles já com os cabelos embranquecidos. São as cãs, mas sem coroa de honra, porquanto estão elas ligadas à injustiça, promovendo a vergonha aos seus portadores. Somente cabelos brancos não são garantia de honra, é preciso e necessário que sejam eles conduzidos em justiça, verdade e integridade de vida.

Que nossos cabelos ainda negros, loiros ou ruivos aprendam a se conduzir nos caminhos da retidão cristã, para quando se tornarem alvos continuarem andando no caminho da justiça, a fim de nos serem coroa de honra, para a glória do Senhor nosso Deus e de Seu Filho Jesus, nosso Senhor; e não de vergonha para nós, nossos familiares e nosso Pai Celeste.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.