PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de março de 2015

LANÇADOS NO INFERNO

ANO LXXII - Domingo, 08 de março de 2015 - Nº 3619

LANÇADOS NO INFERNO

“Os perversos serão lançados no inferno, e as nações que se esquecem de Deus” (Sl. 9:17)

O texto transcrito do salmo 9 é muito contundente e pode gerar desconforto e mesmo certa indignação em muita gente, pois dá a entender e a apontar um “deus vingativo” e mau, com sádico prazer em condenar as pessoas.

Ao olhar esse texto, outra impressão equivocada vem à mente de muitos no que se refere a “perversos”. Imaginam o salmista a tratar daqueles indivíduos com conduta totalmente depravada e má, de comportamento criminoso ou que afronta diretamente os padrões bíblicos e cristãos de vida. Não é apenas isso. Ele fala de todos os que (mesmo de índole boa) não têm em Deus sua confiança, não se entregam a Ele para sua salvação e rejeitam Sua proposta de salvação e redenção. A perversidade é vista não apenas como depravação da conduta, mas como rejeição da proposta da graça redentora de Deus.

A figura apontada do “inferno” é, para muitos, vista como sendo totalmente fora de realidade ou sentido, fazendo parte do imaginário de um mundo “acientífico” e sem base alguma de sustentação, não passando de um antigo e surrado modo de coação e implantação de medo nas almas menos esclarecidas. Para esses a figura do inferno bíblico é totalmente destituída de sentido e valor real.

Não importam as concepções variadas sobre o texto, como as expressas (entre outras) nos parágrafos anteriores. Isso não muda em nada o fato de que quem rejeita a boa nova de salvação e graça de Deus em Cristo, é considerado perverso (mau) e sua culpa lhe gerará a condenação eterna. Imaginar que essa ideia sobre Deus punitivo não é aplicável mais, pois Ele se tornou bondoso e gracioso em Cristo, não muda em nada o fato de que Ele agirá desta forma, “pois de Deus não se zomba e com Deus não se brinca” (Gl.6:7). Negar a afirmativa sobre o inferno e o destino dos que nele são lançados, não altera em nada o fato de serem ali lançados os que se colocam contra Deus e rejeitam Sua graça em Cristo para o perdão de seus pecados; pois se Jesus é quem disse ser (e Ele é), então o inferno é um fato: “e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mt.5:29)e “apartai-vos malditos, para o fogo eterno preparado para Satanás e seus anjos” (Mt.25:41). Portanto, o tempo ainda é da graça e o Senhor apela e insiste: “Deixe o perverso o seu caminho, converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7). Entregue-se a Ele e tenha perdão e a vida eterna.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.