PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de março de 2015

MESA NO DESERTO?

ANO LXXII - Domingo 22 de março de 2015 - Nº 3621

MESA NO DESERTO?

Pode, acaso Deus preparar-nos mesa no deserto?” (Salmo 78:19)

A pergunta feita e atribuída ao salmista Asafe, faz relembrar a caminhada do povo de Israel pelo deserto, em demanda à “Terra Prometida”. Deveria ser uma travessia relativamente tranquila pelo deserto, não implicando em mais do que dois meses (devido às crianças, gado e utensílios que levavam) até chegarem às portas da sonhada terra.

Ocorre que houve murmurações sérias e pesadas contra a liderança e, sobretudo, contra o Senhor, além da descrença de que Deus poderia introduzi-los em Canaã, tendo em vista os grandes exércitos que defendiam aquelas nações ali instaladas. O juízo do Senhor foi pesado e o povo permaneceu por 40 anos caminhando pelo deserto como punição por sua incredulidade e rebeldia.

Esse é o contexto da passagem transcrita acima. A situação era, de fato, crítica e preocupante. Poderia o Senhor preparar mesa (alimentar e dessedentar) naquele deserto causticante e abrasador no qual estavam andando? Pode-se perceber que não é apenas uma pergunta, mas tem um tom de acinte e descrença. Soa como uma afirmação desafiadora indicando a incapacidade de Deus em prover as necessidades e sustento de sua gente. O ambiente justificaria a colocação se não tivessem visto as maravilhas operadas pelo Senhor no resgate desse mesmo povo das mãos de Faraó e da escravidão do Egito.

Muitas vezes incorremos na mesma situação do povo de Israel. Vemo-nos em situação extrema com riscos e inseguranças e perguntamos: “Pode Deus preparar mesa para mim nesse meu deserto?” A resposta antiga ainda é a mesma: PODE E PREPARA. Ele suprirá cada uma das necessidades enfrentadas por você. Haverá manifestação de seu sustento e nutrição. Trará alívio e descanso para você. Não duvide (mesmo que as circunstâncias sejam pesadas); Ele preparará mesa em seu deserto, como diz Davi “O Senhor prepara uma mesa para mim na presença dos meus adversários”. Louvado seja o Senhor pela mesa por Ele preparada em meio a nossos desertos. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.