PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de novembro de 2014

REALIZAÇÕES

ANO LXXII - Domingo 30 de novembro de 2014 - Nº 3605

REALIZAÇÕES

“Era Josué, porém, já idoso [...] e disse-lhe o Senhor: [...] ainda muitíssima terra ficou para se possuir.” (Josué 13:1)

Em meu exercício devocional pessoal, ao ler o texto acima transcrito, pus-me a pensar sobre alguns pontos: idade (já velho), comunhão divina (disse-lhe o Senhor), realizações (muita terra conquistada) e, por fim, muitos projetos não concluídos (muita terra ficou para se possuir).

Aqueles que têm o privilégio de envelhecer e ou chegar à idade madura ou avançada podem compreender muito bem o sentido desse texto, no qual Josué expressa e faz refletir sua experiência. Desse modo vemos que envelhecer é um fato para o qual devemos nos preparar e só não acontecerá se morrermos antes. Normalmente as pessoas preferem envelhecer a morrer. É preciso que os jovens entendam que ficarão idosos, e o que parece distante e longínquo no dia de hoje, chegará a você muitíssimo breve. Outro aspecto para o qual devemos atentar é a manutenção da relação com o Senhor, ou seja, fazermos com que a comunhão com Deus seja permanente e frutífera, ouvindo a “voz” do Senhor, escutando-O por meio de sua Palavra, seja na juventude ou na velhice. Outro elemento em destaque é a percepção do privilégio que tivemos de alcançar muitas metas e colher muitas realizações. “Não fiz quase nada” pode ser a declaração envolta em certa frustração por parte daquele que está idoso. Mas, veja bem, você estruturou muita coisa, alcançou muitos objetivos, produziu muito. Muitas conquistas, “muita terra” foi, de fato, conquistada. Graças a Deus. Por fim, destaco um aspecto que julgo de suma importância: sempre haverá muita terra que ficou para ser conquistada. Temos a impressão, ao olharmos certas pessoas, que elas agem, trabalham e vivem como se ao findar a existência terrena terão feito tudo e não haverá mais nada a ser realizado. Ficarão frustradas ao término da vida, pois ao olharem o quanto conquistaram, perceberão que muita terra ficou para se possuir. É impossível a qualquer um de nós conquistarmos tudo. Jesus nos ensina algo nesse sentido ao dizer: “que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” (Mt.16:26). Mesmo que conseguisse conquistar tudo, teria perdido (deixado de conquistar) algo tão precioso, sua alma.

Você já conquistou muita coisa, ainda conquistará outras. Mantenha sua comunhão firme e íntima com o Senhor e tenha consciência de que, por mais conquistas já obtidas e a serem obtidas, sempre ficará “ainda muitíssima terra para se possuir”.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.