PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de novembro de 2014

ACIMA DA LEI?


ANO LXXII - Domingo, 16 de novembro de 2014 - Nº 3603

ACIMA DA LEI?

Mais uma vez ficamos espantados e atônitos com as coisas que ocorrem em nosso país em termos de legislação. Do “mensalão” já estão na “rua” quase todos os integrantes do “núcleo político” (os que se beneficiaram e receberam dinheiro de corrupção), enquanto os do “núcleo financeiro” (aqueles que intermediavam e cooptavam os políticos), que receberam mais de 20 anos de prisão, continuarão amargando sua pena em regime fechado até cumprirem um sexto dela, para pleitearem a progressão de regime. A distinção soa estranha, mas, foi o que restou para que pudéssemos ter um “gostinho de justiça”.

Sem entrar no mérito do caso, vemos uma funcionária pública que, posta para aplicar a lei a todos os cidadãos, se vê obrigada a pagar indenização por agir em conformidade com a lei, sob a alegação de que “atuou com abuso de autoridade e cometeu desacato”. O fato é que cumpriu sua obrigação de autuar um cidadão, o qual circunstancialmente é magistrado, que trafegava com seu veículo sem placas e sem carteira de habilitação. Se a agente pública exacerbou de suas funções deve ser penalizada, no entanto o órgão no qual estava lotada julgou o caso e afirmou ter ela agido dentro de suas atribuições e no limite da lei. Já o agente público que estava irregular, deveria reconhecer seu erro, sem alegar que não conhecia a lei e submeter-se ao rigor dela, já que com ela trabalha e deve aplicá-la, não estando ele ou qualquer outro cidadão acima dela.

Trazendo para o nosso universo bíblico, isso parece acontecer com muitos dentre nós. Pensam estar acima das determinações da Lei de Deus e imaginam que poderão safar-se no “ajuste de contas” pelo fato de ser isso, ou pelo fato de haverem feito aquilo. A Bíblia afirma que não há nenhum de nós que esteja acima da lei, antes sustenta que todos estão sob igual condenação e o Reto Juiz dará a sentença punitiva e condenatória sem levar em conta posição, etnia, ou condição outra qualquer. Não poderemos alegar ignorância da Lei, não poderemos alegar conduta correta em muitas situações, não teremos sucesso em apresentar nosso currículo humanitário, pois a sentença será uma só: “apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno” (Mt.25:41). O único modo de nos vermos livres de tal condenação é recebendo a graça que nos é concedida livremente em Cristo e por meio DEle. Portanto, não pense estar acima da Lei, você está sob a condenação dela e não há como escapar, a não ser recebendo a Cristo como seu Salvador e Senhor único e suficiente, havendo Ele recebido na Cruz a punição e castigo devidos a você. Assim, arrependa-se de seus pecados e receba a Cristo em sua vida como Seu Salvador, colocando-se sob a graça e não pensando estar acima da Lei.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.