PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de dezembro de 2014

O IRON MAN E O CANSAÇO DA ALMA

ANO LXXII - Domingo, 07 de dezembro de 2014 - Nº 3606

O IRON MAN E O CANSAÇO DA ALMA

O Iron Man é uma prova extrema em que o atleta precisa nadar 3.8 Km, depois andar 180.2 Km de bicicleta e de quebra correr uma maratona 42.2 Km. Uma prova de aproximadamente 9h de duração, que exige persistência, treinamento e preparo, mas revela ao seu final a exaustão do corpo.

Talvez você tenha ficado cansado só de ler a descrição acima. Esse é o tipo de cansaço que depois de alguns dias ele se recupera, nada que uma boa noite de sono e um bom tempo de ócio não resolvam. E sabe de uma coisa? Ele está pronto pra outra, pior ele anseia por outra prova.

E quando o cansaço não é físico, mas espiritual? Quando a alma se abate, entristece e se cansa da vida. Quando as lágrimas são nossa maior companhia durante os dias e noites de abatimento e cansaço. Quando a vida parece um interminável tormento, experimentando abismo sobre abismo. Como se não bastasse, nesses momentos ainda ecoa no interior as palavras que Jesus bradou na Cruz: “Deus meu, Deus meu. Porque me abandonaste”, sendo assolados pela dúvida da ausência de Deus, justamente agora.

Esse momento de cansaço da alma foi descrito pelos filhos de Coré no Salmo 42, mas o melhor é que ele também relata como enfrentou o cansaço. Ele deixa duas lições preciosas para os que estão com a alma cansada. Primeiro, não abra mão de trazer a memória as coisas boas do passado. (v.4) Eles se lembram dos encontros comunitários marcados pela alegria contagiante. Segundo, tenha atitudes de fé em meio ao cansaço. Busque ao Senhor (v.8), mesmo diante do quadro desolador, encontre tempo para orar e clamar a Deus. Outra atitude de fé é a crença de que isso passará. (v.5) Se hoje está difícil louvar a Deus, tenha fé que ainda o louvará, pois é o nosso Auxílio e nosso Deus.

Se no Iron Man o descanso exige ócio, no Cansaço da Alma exige atitude e ações assertivas. Se no Iron Man o competidor deseja e anseia por outra prova, no Cansaço da Alma, ansiamos por livramento e graça para não enfrentar isso novamente. Mas se vier a acontecer, sabemos o que deve ser feito, “Porque dEle, e por meio dEle, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Rm. 11.36

Rev. Gustavo Bacha

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.